Petrolina (PE) é o próximo destino da Caravana do Esporte, do IEE, com medalhista olímpica

Com patrocínio da Monsanto, do Itaú, da Mondelèz Brasil, Ticket e Ebrasil, via Governo Federal, evento será de 1º a 4 de março, e irá atender a cerca de 3 mil crianças e adolescentes.

A Caravana do Esporte chega a Petrolina (Célia Santos/ IEE)

A Caravana do Esporte chega a Petrolina (Célia Santos/ IEE)

São Paulo (SP) – Na semana seguinte da realização da primeira etapa do ano, no município pernambucano de Belém do São Francisco, o projeto Caravana do Esporte e a Caravana das Artes, do Instituto Esporte & Educação (IEE), continuam no estado e chegam a Petrolina. De terça (1) a sexta-feira (4), cerca de 3 mil crianças e adolescentes da região do Vale do São Francisco participarão do projeto, realizado em parceria com a ESPN, UNICEF e Disney. Além dos jovens, aproximadamente 300 professores e gestores da rede municipal receberão formação em Esporte Educacional.
Nesta etapa, o projeto conta com os patrocínios da Monsanto, do Itaú, da Mondelèz Brasil, Ticket e Ebrasil, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal. Alessandra Santos de Oliveira, medalhista olímpica com a seleção brasileira de basquete, é a atleta convidada para esta etapa. Além dela, estarão presentes artistas locais e a consultora do UNICEF Luiza Leitão, para reunião de trabalho com gestores municipais sobre o selo UNICEF.

Cerca de 3 mil crianças e jovens serão atendidos pelo projeto (Célia Santos/ IEE)

Cerca de 3 mil crianças e jovens serão atendidos pelo projeto (Célia Santos/ IEE)

A arena da Caravana será montada na sede do SEST SENAT, no km 02, com oito miniestações esportivas (vôlei, futebol, basquete, tênis, slackline, lutas, atletismo e handebol), o Cinema Disney, e duas tendas de música e dança.

Durante os quatro dias de evento, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de conhecer ídolos do esporte, da música e da Disney, como Mickey e Pluto, interagindo e brincando com eles, além de participar de atividades esportivas e artísticas. A abertura oficial do evento será na terça-feira (1), a partir das 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro de Convenções.

A Caravana também levará a Petrolina, que fica a 712 km de Recife, uma equipe de mestres em educação para atividades de formação de professores dentro das metodologias do Esporte Educacional e da Arte para Educar. Os participantes terão aulas práticas na arena das Caravanas e poderão conhecer a aplicação dos métodos e uma série de inovações para ampliar o uso do esporte e da arte no ambiente escolar.

A medalhista olímpica Alessandra Oliveira é convidada desta etapa (CBB/ Divulgação)

A medalhista olímpica Alessandra Oliveira é convidada desta etapa (CBB/ Divulgação)

“Para nós é uma alegria retornar à Petrolina, cidade que já conhecemos por meio do trabalho com o projeto Formação de Professores desde 2014 e que temos desenvolvido um belo trabalho de promoção do Esporte Educacional com os professores da rede pública. Da mesma forma que aconteceu na Caravana em Belém de São Francisco, na semana passada, nesta contaremos com a participação desses professores para contribuírem com as atividades da arena dos esportes”, conta Alexandre Arena, coordenador do projeto.

Esporte – A Caravana do Esporte levará como convidada a medalhista olímpica do basquete Alessandra Oliveira, ex-pivô da Seleção Brasileira. A ex-jogadora ministra clínicas de basquete e irá conhecer de perto a metodologia do Esporte Educacional desenvolvida pela Caravana. Ela estará na abertura oficial da Caravana, na terça-feira, e irá visitar e participar das atividades com os alunos e professores da rede pública na arena e nos espaços de formação de professores, além da Oficina Jovens Autores, no restante dos dias de evento.

Alessandra foi titular de 1994 a 1996 na seleção e estava na conquista da inédita medalha olímpica em Atlanta. O grupo conquistou o bronze e a jogadora fez a cesta da vitória, nos cinco segundos finais.

Em 2015, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes estiveram em nove municípios e atenderam diretamente cerca de 38 mil crianças e jovens. As formações em esporte e em arte educacionais mobilizaram diretamente 2.500 professores, educadores sociais, agentes culturais, monitores de esportes, mestres de saberes e gestores. A expectativa para este ano é de chegar a quinze municípios e atender diretamente 45 mil crianças e adolescentes. Já foram confirmados na agenda dos projetos os municípios de Petrolina (PE), Itaquaquecetuba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Vitória de Santo Antão (PE), Bauru (SP), Piracicaba (SP) e Salvador (BA).

A Caravana do Esporte já atingiu mais 2,6 milhões de jovens (Célia Santos/ IEE)

A Caravana do Esporte já atingiu mais 2,6 milhões de jovens (Célia Santos/ IEE)

Serviço

Caravana do Esporte e Caravana das Artes – Petrolina (PE) 

Datas: 1º a 4 de março

Local: SEST SENAT (rua Zito de Souza Leão, n* 10 / km 02).

Sobre a Caravana do Esporte – A Caravana do Esporte é um movimento de ação e mobilização social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, cultura, esporte e lazer. Criado em 2005 pela aliança entre o IEE, ESPN Brasil e UNICEF, o programa reúne professores, atletas, instituições e organizações esportivas da sociedade civil. Desde 2014, a Caravana conta com a parceria da Disney. O programa se traduz em ação de atendimento às crianças e adolescentes por meio de um evento esportivo educacional, pela formação de professores e educadores locais em Esporte Educacional e pela articulação política para a continuidade local através do envolvimento da comunidade e do poder público na construção de planos estratégicos.

Com a Caravana do Esporte também acontece a Caravana das Artes, que desenvolve atividades artísticas por meio da música, dança e teatro para as crianças e jovens das comunidades atendidas.

Desde 2005, a Caravana já atendeu indiretamente 2,6 milhões de crianças e adolescentes e mais de 20 mil professores da rede pública de ensino de municípios de 22 estados brasileiros. Os municípios atendidos são indicados pelo Unicef, considerando-se o baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e baixo IDI (Índice de Desenvolvimento da Infância). A metodologia é aplicada e coordenada pelo IEE e a ESPN Brasil transforma as visitas às cidades em documentários jornalísticos veiculados na grade de programação do canal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelèz Brasil, Fundação Mondelèz Internacional, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP / Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Grupo Baumgart, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.

Saiba mais: http://goo.gl/ePnnai

Mais informações no site do IEE: www.esporteeducacao.org.br e no Facebook do Instituto Esporte Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo