Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza campanha para recolhimento de pilhas e baterias

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza campanha para recolhimento de pilhas e baterias.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Você sabe como descartar corretamente pilhas e baterias de celulares que não servem mais? Um único material desse pode contaminar o solo por até 50 anos. Por isso, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza campanha de recolhimento de pilhas e baterias usadas.

Os devotos e a população em geral podem depositar o material nos recipientes disponibilizados no Santuário e no Centro de Apoio aos Devotos. O Santuário se responsabilizará por dar a destinação correta aos itens.

“Já realizamos campanha de recolhimento de óleo de cozinha e agora estamos fazendo essa campanha. Nosso objetivo é conscientizar a população para que não faça o descarte desses materiais no lixo doméstico”, ressalta Pe Dirson, reitor do Santuário.

As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana.

As pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido que se acumula na natureza, representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo