Em encontro, defensor público afirma que instituição será parceira dos policiais civis pelo fim da custódia de presos em delegacias

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (18), o Sinpol-MS recebeu a visita do defensor público e coordenador do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas, Fábio Rogério Rombi da Silva, que foi designado para apurar se o governo estadual tem garantido o banho de sol diário e a visita aos presos custodiados nas delegacias. Durante o encontro ele ressaltou que é parceiro dos policiais civis pelo fim da custódia de presos nas unidades policiais.

“As perguntas encaminhadas à Sejusp sobre a questão dos direitos dos presos custodiados nas delegacias são, tão somente, para embasar a minha cobrança na construção de cadeias públicas e de forma alguma para provocar ou sugerir punição aos policiais civis e ir contra a luta do Sinpol-MS”, declarou o coordenador.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o presidente do sindicato, Giancarlo Miranda, a Defensoria Pública será uma aliada nessa luta. “Observamos que há o real interesse em apurar todas as situações que já havíamos denunciados inúmeras vezes às autoridades competentes e que, até a mobilização da entrega de chaves, não havia expectativas de mudança. Nossa força e união estão começando a mudar uma realidade que já perdurava há décadas”, afirmou.

O coordenador enfatizou que nessa ação o investigado será o Estado e não os policiais civis, afirmando que a Defensoria Pública Estadual concorda com a posição do Sinpol-MS de que delegacia não é presídio. “Essa situação nos tornou vítimas da falta de investimento e de planejamento da Segurança Pública. A apuração constatará todas as mazelas que ocorrem dentro das delegacias do estado, sobretudo os direitos dos policiais civis que são infringidos quando são obrigados a desempenhar funções específicas (Agepen) sem as condições necessárias”, concluiu o sindicalista. Participaram do encontro o diretor de assuntos trabalhista do Sinpol-MS, Amaury Pontes, o secretário-geral adjunto, Edmilson Silva, e o presidente, Giancarlo Miranda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo