Leandro Karnal ministrará palestra sobre educação para 200 instrutores do Senar/MS

Leandro Karnal – Foto: Divulgação

Leandro Karnal – Foto: Divulgação

A palestra mais esperada nesta quarta-feira (17), durante a 2ª edição do Encontro de Instrutores do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural será ministrada pelo historiador brasileiro, Leandro Karnal. Com o tema ‘O perfil do educador da sociedade contemporânea’, o professor doutor na Unicamp –  Universidade Estadual de Campinas traçará um perfil do profissional de educação desejado pelo mercado de trabalho na atualidade.

O palestrante é doutor em História pela USP – Universidade de São Paulo, pós-doutor pelo CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique na França, autor de diversas publicações, curador do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, além de colaborador em publicações como o jornal Folha de São Paulo e revista História Viva. No currículo, contabiliza palestras em empresas como a Vale do Rio Doce, Bradesco, Votorantin, Clube Harmonia (SP), Casa do Saber (SP e RJ), Correios, Sesc, Amil, entre outros.

O evento realizado no Eco Hotel do Lago termina no dia 19 de fevereiro e terá a participação de 210 instrutores que atuam no Senar/MS como educadores na cartela de 137 qualificações profissionais. Realizado pelo segundo ano, o encontro tem a finalidade de reunir os profissionais para atualização de conhecimentos acerca da metodologia de ensino utilizada pela instituição, refletir sobre as atualizações do mercado e promover a confraternização e troca de experiências em sala de aula.

Na avaliação do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o encontro possibilita que os educadores tenham um momento para reflexão das práticas educacionais e sejam estimulados a aperfeiçoar os conhecimentos. “A missão do Senar é oferecer educação de qualidade ao homem do campo, seja ele produtor ou trabalhador e os instrutores são fundamentais no processo, pois, atuam em diferentes locais se deparando com realidades diversas”, argumenta.

A reflexão que será trabalhada com os participantes destacará a formação do novo profissional em educação e como ele terá de atuar para atender as necessidades de seus alunos, a fim de alcançar a efetividade no processo de aprendizagem. O desafio desses profissionais é desenvolver uma prática pedagógica que corresponda a formação do homem moderno e que seja capaz de atender as expectativas do mercado de trabalho.

Cronograma de palestras – Com intuito de discutir e atualizar situações vivenciadas pelos instrutores no cotidiano serão apresentados os seguintes workshops: Vivenciamento de dinâmicas (Elaine Pessoa), Crises e Resiliência (Iracema Iragaray), Princípios da Promoção Social (Senar Central), boas Práticas de Higiene na Manipulação de Alimentos (Luciana Spindola) e Treinamento de Alto Impacto com Ênfase em comunicação, equipe e resultados (Instituto Você).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo