PMA apreende cerca de 75 pássaros silvestres em Dourados (MS)

Foto: PMA/MS – Divulgação

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na tarde desta quinta-feira (11/02), a informação de que policiais da corporação, lotados no município de Dourados, a 225 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, foram acionados para atender a uma ocorrência de pássaros silvestres mantidos em cativeiro em um dos bairros da cidade.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o fato aconteceu na manhã de hoje, por volta das 09h35min (horário de MS), em um estabelecimento comercial, depois que a corporação foi acionada pelo Serviços de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil, que flagrou um comerciante mantendo pássaros silvestres em cativeiro para revenda.

Segundo os dados que constam no Boletim de Ocorrência (BO) e no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, policiais civis e militares ambientais encontraram no estabelecimento comercial 45 gaiolas, 14 pássaros da espécie ‘papa-capim’, 14 pássaros da espécie ‘canário-da-terra’, 5 pássaros da espécie ‘curió’, e 1 pássaro da espécie ‘sangue-de-boi’, além de outras 40 aves exóticas e domésticas das espécies ‘canário-belga’ e ‘calopsitas’.

Os policiais constataram que alguns pássaros apresentavam ferimentos visíveis, o que caracteriza maus-tratos. Ele também comercializava as aves, fato que caracteriza tráfico de animais silvestres.

No local, também foram encontrados e apreendidos armas, munições e um aparelho de telefone celular que havia sido roubado anteriormente. O estabelecimento comercial foi fechado e interditado.

Diante dos fatos apresentados, o suspeito, que não teve o nome e idade divulgados, foi autuado administrativamente e multado em R$ 71 mil. Além disso, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi autuado por crime ambiental.

Caso seja condenado pela Justiça, o infrator poderá pegar uma pena que varia de 6 meses a 1 ano de prisão.

Todos os pássaros foram apreendidos e devem ser encaminhados na manhã desta sexta-feira (12/02) ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo