Com dívida trabalhista de mais de 500 mil reais, Hospital de Aquidauana atrasa salários e população pode ficar sem atendimentos

Categoria de enfermagem denuncia descaso dos administradores do hospital e da prefeitura municipal.

Hospital de Aquidauana – Foto: Divulgação

Hospital de Aquidauana – Foto: Divulgação

Trabalhadores em enfermagem da Associação Beneficente de Aquidauana, Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, em Aquidauana (MS), podem paralisar as atividades ainda nesta semana. O motivo é o atraso salarial do mês de janeiro e do 13º salário. Além disso, categoria cobra o pagamento de dívida trabalhista – que passa de 500 mil reais – por meio de decisão judicial favorável aos trabalhadores.

Nesta quinta-feira, 11/02, acontecerá assembleia geral em frente ao hospital, a partir das 8h. O presidente do SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, denuncia que o problema de atrasos salariais é recorrente, por isso, a categoria avaliará possibilidade de greve.

“Realmente a situação é de descaso com os trabalhadores de enfermagem. Os atrasos salariais, problemas com pagamentos de férias e demais ajustes trabalhistas são constantes. Tentamos diálogo, notificamos, mas sem respostas. Prova disso, é que ingressamos ação judicial, que foi julgada no mês de maio do ano passado. Na época, o hospital foi condenado a pagar o valor de R$ 544.823,92. Hoje, a ação está em fase de execução, na qual reivindicamos o bloqueio da conta do hospital para pagamento do valor – que já está bem maior devido à correção monetária. O que verificamos até agora é que não há o menor interesse do hospital ou prefeitura em regularizar a situação, tentamos negociar até mesmo parcelamento do valor, mas não obtivemos respostas”, explica o presidente do SIEMS

Intervenção

O sindicato destaca que o hospital está sob intervenção da prefeitura municipal de Aquidauana. Apesar do município ser o responsável pela instituição hospitalar, o que presenciamos é uma situação crítica de abandono porque diante de tantos problemas não há manifestação do órgão público para regularizar a situação”, avalia o presidente.

Desmotivados

“Com toda esta situação, os trabalhadores estão desmotivados, mas nem por isso deixam de prestar atendimento de qualidade aos usuários. É justo que sejam tratados com respeito e recebam os seus proventos”, destaca o diretor do SIEMS, Sebastian Rojas.

Além da população de Aquidauana, o Hospital Regional Dr. Estácio Muniz atende as cidades vizinhas, como Dois Irmãos do Buriti, Anastácio, Nioaque, Miranda e Bodoquena. Executa consultas médicas, pequenos e médios procedimentos cirúrgicos.

Endereço:

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 1424

Horário: A partir das 8h

Fonte: Sindicato SIEMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo