Terremoto de 6,3 graus na Escala Richter atinge o Sul da Espanha

Pedaços da fachada de um prédio caíram em uma rua de Melilla, na Espanha, em decorrência de um forte terremoto que atingiu o país nesta segunda-feira (25/01) – Foto: Jesus Blasco de Avellaneda/Reuters

Pedaços da fachada de um prédio caíram em uma rua de Melilla, na Espanha, após o terremoto que atingiu o país nesta segunda-feira (25/01) – Foto: Jesus Blasco de Avellaneda/Reuters

Um forte terremoto de magnitude de 6,3 graus na Escala Richter atingiu na madrugada desta segunda-feira (25/01) o litoral Sul da Espanha. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas e/ou danos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o abalo sísmico aconteceu por volta das 02h20min (horário de Brasília), e foi seguido por outros tremores secundários de baixa intensidade.

Dados do Instituto Nacional Espanhol de Geografia revelam que o tremor aconteceu a uma profundidade de 10 km, a 62 km de Al Hoceima, tendo os abalos sido sentidos na Região de Andaluzia, densamente povoada.

Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla inglês), confirmou os dados fornecidos pelo Instituto Espanhol, mas ressaltou que o tremor foi de magnitude de 6,1 graus na Escala Richter.

Tremor e abalos secundários foram sentidos na Região de Andaluzia, no Sul da Espanha – Foto: Jesus Blasco de Avellaneda/Reuters

Tremor e abalos secundários foram sentidos na Região de Andaluzia, no Sul da Espanha – Foto: Jesus Blasco de Avellaneda/Reuters

Ao todo, o Serviço de Emergência do país recebeu 250 ligações de moradores preocupados com o terremoto. Todos disseram aos atendentes que não se feriram e que não precisavam de atendimento imediato.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, que o terremoto foi sentido em outras cidades espanholas, como Málaga, Córdoba, Sevilha e Granada. Há registros de que o tremor também teria sido sentido no Marrocos.

Nas cidades de Antequera e Melilla, enclaves espanhóis localizados na Costa Marroquina, serviços de emergência informaram que 130 pessoas relataram danos em propriedades privadas. Escolas e prédios públicos permanecem fechadas.

Bombeiros e equipes de busca e salvamentos foram mobilizados, mas até o momento não há registro de vítimas fatais e/ou feridos.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo