Ameaça de bomba obriga piloto a realizar pouso de emergência na Irlanda

Avião de passageiros realiza pouso de emergência na Irlanda após ameaça de bomba.

Imagem de arquivo mostra o Boeing 737 da Turkish Airlines no Aeroporto Internacional de Ataturk, em Istambul, na Turquia – Foto: Osman Orsal/Reuters/Arquivo

Imagem de arquivo mostra o Boeing 737 da Turkish Airlines no Aeroporto Internacional de Ataturk, em Istambul, na Turquia – Foto: Osman Orsal/Reuters/Arquivo

Um avião da Companhia Turkish Airlines que fazia a rota entre as cidades de Houston (EUA) e Istambul (Turquia) foi desviado neste domingo (24/01) em decorrência de uma ameaça de bomba. A aeronave pousou em segurança no Aeroporto de Shannon, na Irlanda, e todos os passageiros e tripulantes foram retirados rapidamente.

De acordo com informações das principais agências Internacionais de notícias, os pilotos da aeronave decidiram desviar o trajeto e realizar o pouso de emergência após terem encontrado um bilhete suspeito em um dos banheiros, o qual dizia que havia uma bomba dentro do avião.

O piloto e o copiloto do Boeing 777-300 informaram a Torre de Controle Aéreo e pediram permissão para mudar o plano de voo. A autorização foi concedida e os pilotos realizaram o pouso de emergência por volta das 10h20min (horário local) de ontem.

O Aeroporto Internacional de Shannon ativou o Plano de Emergência, tendo policiais e bombeiros se preparado para realizar os trabalhos de resgate. Assim que o avião aterrissou, em uma das pistas do aeroporto, foi imediatamente cercado e isolado.

O piloto realizou os procedimentos para realizar o pouso de emergência, como por exemplo, esvaziado completamente os tanques de combustível para evitar o risco de explosão durante a aterrissagem.

A aeronave pousou em uma área afastada do terminal aéreo, tendo policiais do esquadrão antibomba realizado uma minuciosa vistoria em todo o avião, principalmente no compartimento de cargas. Todos os 227 passageiros e tripulantes foram retirados rapidamente da aeronave e levados a um local seguro e isolado no prédio do aeroporto. Os passageiros e tripulantes tiveram que prestar depoimento antes de serem liberados.

Caminhões do Corpo de Bombeiros e ambulâncias foram mobilizados e a Guarda Costeira da Irlanda foi colocada em estado de alerta máximo.

Policiais irlandeses submeteu os passageiros e tripulantes a testes de caligrafia, com o objetivo de tentar identificar o autor do bilhete que levantou suspeitas.

Os peritos realizaram a vistoria na aeronave e não encontraram nenhum tipo de explosivo. Acredita-se que tenha sido um alarme falso, e que o bilhete é na realidade “uma bricandeira”.

O porta-voz da Companhia Turkish Airlines disse em entrevista coletiva, que a polícia irlandesa não encontrou nenhuma bomba no avião, e que o mesmo deve seguir viagem para Istambul nas próximas horas.

As autoridades irlandesas não divulgaram informações sobre o resultado do teste de caligrafia realizado com os passageiros e tripulantes.

Com informações das Agências Reuters e EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo