Tempestade de neve deve atingir os EUA nas próximas horas

Especialistas e meteorologistas acreditam que a nevasca será intensa e histórica. Já começa a faltar produtos, principalmente alimentos, nos supermercados de Washington.

Tempestade de neve deve atingir a cidade de Washington, nos EUA, nas próximas horas – Foto: Divulgação

Tempestade de neve deve atingir a cidade de Washington, nos EUA, nas próximas horas – Foto: Divulgação

Uma forte tempestade de neve deve atingir os Estados Unidos (EUA) entre a noite desta sexta-feira (22/01) e a madrugada de sábado (23/01), segundo informações do Centro de Meteorologia do país. Os meteorologistas acreditam que ela poderá ser mais intensa na região metropolitana de Washington.

Especialistas acreditam que a nevasca deverá superar a de 1922, considerada a mais intensa até o momento. As autoridades aconselharam as pessoas a ficarem dentro de casa e, se possível, que faça estoque de água potável e alimentos.

A capital norte-americana mal teve tempo de se recuperar da forte nevasca que atingiu a cidade entre a noite de quarta-feira (20/01) e a madrugada de quinta-feira (21/01) e já está se preparando para outra tempestade de neve.

Nos supermercados de Washington (EUA) já começam a falta produtos. – Foto:  Mandel Ngan/AFP

Nos supermercados de Washington (EUA) já começam a falta produtos. – Foto: Mandel Ngan/AFP

A última nevasca aparentemente foi suave perto da que está chegando, mas os 2,5 centímetros de neve acumulados nas ruas e avenidas e na frente das casas provocou transtornos à população.

As rodovias ficaram escorregadias devido ao gelo acumulado nas pistas e muitos motoristas perderam o controle da direção, causando vários acidentes.

Centenas de pessoas que trabalham em Washington, mas residem nos Estados vizinhos, como Maryland e Virgínia, costumam demorar horas para chegar em casa, devido ao excesso de neve e gelo. Várias estradas ficam intransitáveis e muitas são interditadas.

Por causa das previsões e, sobretudo, devido aos conselhos das autoridades, muitas pessoas foram até os supermercados em busca de lanternas, pilhas, água mineral e mantimentos, deixando as prateleiras praticamente vazias. Já está havendo falta de produtos em vários estabelecimentos comerciais.

A nevasca também afetou a comitiva do presidente Barack Obama, que vinha da Base Aérea de Andrews, em Maryland, com destino a Casa Branca. Vários carros deslizaram e patinaram no gelo, mas até o momento não há registro de vítimas.

Por determinação das autoridades locais, várias escolas de Washington permanecem fechadas, tendo as aulas sido suspensas. Cinemas, teatros e bares também deverão fechar as portas.

A previsão dos meteorologistas norte-americanos para este fim de semana é de nevasca intensa e temperaturas em declínio. A tempestade de neve deve atingir cerca de 15 Estados do litoral Leste do país.

Nos supermercados de Washington (EUA) já começam a falta produtos. – Foto:  Mandel Ngan/AFP

Nos supermercados de Washington (EUA) já começam a falta produtos. – Foto: Mandel Ngan/AFP

Ao todo, 80 milhões de pessoas vivem nessas regiões, que abrange o Sudeste de Nebraska à cidade de Nova York.

As autoridades de várias cidades já emitiram estado de alerta, sendo esta tempestade de neve, denominada de ‘Jonas’, a primeira a atingir o país durante o inverno de 2016.

As autoridades norte-americanas acreditam que a região de Washington será a mais afetada pela nevasca, com fortes rajadas de vento e com possibilidade de acúmulo de neve de aproximadamente meio metro.

O governador do Estado da Virgínia, Terry McAuliffe, decretou na manhã de hoje estado de emergência, e aconselhou a população para evitar sair de casa e, sobretudo, não sair de carro. Há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo