A importância da hidratação no Verão

Dra. Gisela Savioli – Foto: Divulgação

Dra. Gisela Savioli – Foto: Divulgação

A água é um dos nutrientes mais importantes. Podemos ficar dias sem comer, mas é impossível ficar sem beber. Setenta por cento do nosso corpo é formado de água e, curiosamente, a água que cobre a superfície do nosso planeta também corresponde a 70%.

Constantemente precisamos de água para diversas funções no organismo, como as reações químicas que estão acontecendo, por exemplo, nesse exato momento que você lê esse artigo.

A hidratação adequada é fundamental. Produzimos e eliminamos água do nosso corpo a todo instante, seja pelo suor que tem a função de manter a temperatura corporal, seja pela urina ou mesmo pela respiração.

O ideal é beber um litro de água pura (nada de refrigerante) e o restante, de 1,5 litros a 2 litros que ainda precisamos ingerir diariamente, devem vir da nossa alimentação. Alguns alimentos bem interessantes de consumirmos durante o verão são: rabanete cru, melancia, tomate cru, nabo cozido, cenoura crua, couve-flor cozida, melão, morango, clara de ovo, abacaxi, goiaba, pera, maçã sem casca e, banana.

Se você acha que ingerir em torno de 3 litros de água por dia parece muito, veja o que o corpo produz diariamente através das secreções: 1 litro na saliva; 1,5 litros na secreção gástrica; 1 litro na secreção pancreática; 1 litro na bile; 1,8 litros na secreção do intestino delgado; 0,020 litros na secreção das glândulas de Brunner; 0,20 litros na secreção do intestino grosso, totalizando 6,7 litros. Tenho certeza que você não imaginava quantos líquidos seu corpo produz, isso falando apenas do sistema digestório.

Se você não gosta de beber água pura, pode aromatizá-la com rodelas de gengibre, que ajuda a modular processos inflamatórios. Colocar canela em pau também é interessante, pois torna sua água termogênica, isto é, ajuda a acelerar o metabolismo, além de deixar a bebida muito saborosa. Gotas de limão são bem interessantes desde que você não tenha problemas com a família citrus (laranja, limão, mexerica, laranja lima ou lima da Pérsia), pois a presença de octopamina nessas frutas podem desencadear enxaqueca.

(*) Dra. Gisela Savioli é nutricionista clínica, fitoterapeuta, escritora, jornalista e articulista da Revista Canção Nova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo