Vazamento de gás tóxico atinge o terminal de cargas em Guarujá (SP)

Foto: Polícia Militar/SP – Divulgação

Foto: Polícia Militar/SP – Divulgação

Um vazamento de gás tóxico atingiu na tarde desta quinta-feira (14/01) o Terminal 1 do Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, no litoral de São Paulo, fazendo com que várias pessoas ficassem intoxicadas. O número de vítimas ainda não foi divulgado, mas segundo as autoridades locais não há registro de morte.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) de São Paulo, o incidente aconteceu por volta das 15h35min (horário de Brasília), quando um composto químico de ácido de cloro isocianúrico de sódio teve contato com a água da chuva, causando uma reação e, consequentemente, uma densa e espessa nuvem de fumaça.

Testemunhas disseram que a reação química teria provocado uma explosão e um incêndio, o qual supostamente já teria sido controlado e debelado. A informação, no entanto, ainda não foi oficialmente confirmada.

Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local, tendo os policiais e bombeiros iniciado o socorro às vítimas e a retirada imediata de todas as pessoas do local.

Segundo um dos bombeiros que atenderam a ocorrência, e que pediu para não ser identificado, a nuvem tóxica já atingiu a cidade de Santos, sendo que a recomendação das autoridades é para que todos os moradores permaneçam trancados em casa e/ou estabelecimentos comerciais, e que coloquem lenços úmidos e/ou molhados sobre o nariz.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), responsável pela área, disse que todas as medidas cabíveis foram tomadas para tentar controlar o vazamento de gás, e que realmente um princípio de incêndio teve início, atingindo 12 contêineres. As chamas já foram controladas, mas ainda não foram totalmente apagadas.

Dezenas de pessoas procuram os postos de saúde da região e relataram irritação nos olhos e dificuldades para respirar. Todas as vítimas estão sendo tratadas e, por enquanto, não foi registrado nenhuma vítima em estado grave.

A Prefeitura de Guarujá informou que até o momento não existem vítimas em estado grave, e que apenas uma parte da cidade, localizada nas imediações da Avenida Santos Dumont, foi coberta pela fumaça.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que moradores de Guarujá e de Santos procuraram os postos de saúde e as farmácias em buscas de máscaras, e que o estoque já acabou.

A Assessoria de Imprensa da Empresa Local Frio, responsável pelo contêiner onde estava armazenado o ácido, informou que a água da chuva entrou em contato com o produto causando a reação química, e que imediatamente todas as medidas de segurança foram tomadas.

Já a Assessoria de Imprensa da Empresa Dersa, responsável pela travessia entre Guarujá e Santos, informou que a travessia de pedestres entre Vicente de Carvalho e a Praça da República foi suspensa temporariamente.

As prefeituras de Guarujá e de Santos, juntamente com a Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército e Secretarias de Saúde e Meio Ambiente estão monitorando a situação.

A determinação das autoridades é para que todos os moradores deixem a área em um raio de aproximadamente 100 metros do local do vazamento.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo