IFMS divulga regras para certificação do ensino médio com base nas notas do Enem 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na última sexta-feira, 8, na Central de Seleção (www.ifms.edu.br/centraldeselecao), o edital com as regras para solicitação do certificado de conclusão do ensino médio e da declaração parcial de proficiência com base na edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A instituição é a única a realizar a certificação no Estado.

Os interessados já podem fazer a solicitação presencialmente em um dos sete campi da instituição habilitados. A partir de 25 de janeiro, o procedimento também poderá ser feito pela internet. Em ambos os casos, a emissão dos documentos será gratuita.

O prazo para atendimento é de até 30 dias para a declaração parcial e de até 45 dias para o certificado de conclusão, contados a partir da data de solicitação.

No caso das pessoas privadas de liberdade e jovens que cumprem medida socioeducativa com privação de liberdade, a requisição deve ser realizada pelo responsável pedagógico, conforme o disposto no edital.

Requisitos – Podem solicitar a certificação os candidatos que ainda não concluíram o ensino médio e que tenham completado 18 anos até a data da realização da primeira prova do Enem 2015 (24 de outubro do ano passado).

Também é necessário ter atingido, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame e 500 pontos na redação.

A declaração parcial de proficiência pode ser requerida por aqueles que obtiveram o mínimo de 450 pontos na área de conhecimento que deseja obter proficiência. Caso a declaração seja para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, é obrigatório que tenha atingido também, no mínimo, 500 pontos na redação.

Presencial – A solicitação pode ser feita presencialmente nas unidades do IFMS de segunda-feira à sexta-feira, conforme endereços e horários da tabela abaixo.

É necessário apresentar o requerimento, original e cópia do documento de identificação com foto, do CPF, e o boletim individual com as notas do Enem 2015.

A retirada do documento deve ser feita no campus onde foi feita a solicitação. Tanto para solicitação quanto para retirada, será aceita procuração com firma reconhecida.

Online – A solicitação pela internet deverá ser feita somente pelos candidatos que tenham escolhido uma das unidades do IFMS como certificadora no ato da inscrição para o Enem 2015.

A partir de 25 de janeiro, o interessado poderá acessar o sistema de certificação online e informar o tipo de certificado que deseja – o completo, para quem atingiu a pontuação mínima em todas as áreas do conhecimento, ou a declaração parcial.

Dados como nome, CPF, endereço de e-mail válido e telefone deverão ser informados. Também deve ser anexada uma cópia digitalizada de documento oficial de identificação com foto, conforme as regras dispostas no edital.

Após avaliação do pedido, a resposta à solicitação será enviada ao e-mail do interessado. Se deferido, o solicitante receberá o certificado ou declaração parcial para impressão.

A verificação de autenticidade dos documentos deverá ser feita no sistema de certificação, conforme procedimentos dispostos no edital.

Locais e horários de solicitação presencial 

Campus Endereço Horários
Aquidauana Rua José Tadao Arima, 222, Vila Ycaraí 8h às 11h
14h às 17h
Campo Grande Rua Treze de Maio, 3.072, Centro 14h às 18h
Corumbá Espaço Educacional
Rua Delamare, 1.557, Bairro Dom Bosco
8h às 11h
14h às 17h
Coxim Rua Salime Tanure s/nº – Bairro Santa Teresa 8h às 11h
14h às 17h
Nova Andradina Rodovia MS 473, Km 23 – Fazenda Santa Bárbara, s/nº 8h às 11h
14h às 17h
Ponta Porã Rodovia BR 463, Km 14, s/nº 8h às 11h
14h às 17h
Três Lagoas Rua Antônio Estevão Leal, 790, Bairro Jardim das Paineiras 8h às 11h
14h às 17h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo