Sinpol-MS pede transferência de presos após tentativa de fuga na DP de Fátima do Sul

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A delegacia de Fátima do Sul registrou nesta quinta-feira (07) um caso de tentativa de fuga que foi frustrada graças à ação dos policiais civis lotados na unidade. Durante revista nas celas, os policiais encontraram um buraco na parede acima da pia da cela, coberto com papel e sabão para dificultar a sua localização. O local que tem capacidade para abrigar 24 presos, atualmente custodia 50, sendo 21 provisórios e 29 do semiaberto.

Recentemente, a categoria realizou uma mobilização pelo fim da custódia de presos nas delegacias que resultou no acordo com a Coordenadoria das Varas de Execuções Penais que se responsabilizou em retirar, gradualmente, os detentos condenados das delegacias até dezembro de 2018 e prevê o atendimento de emergencial em unidades em situação crítica. “Em dezembro, a Covep já recomendou aos Juízes Criminais do Estado que analisem a possibilidade de estabelecimento de regime domiciliar aos presos do regime aberto e semiaberto. Há comarcas que determinaram que os presos assinem as fichas de presença no foro da cidade, como por exemplo Sonora”, explicou o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda.

O Sinpol-MS orienta que os agentes de polícia somente realizem o atendimento básico aos presos se estiverem acompanhados com reforço policial e se houver segurança. “No site do sindicato há disponibilizando uma cartilha com procedimentos que devem ser adotados pelos policiais para garantir sua própria segurança”, declarou Giancarlo.

O Sinpol-MS já solicitou providências, e, emergencialmente, houve a autorização da retirada de alguns presos da delegacia. Na próxima semana, diretores do sindicato irão à delegacia de Fátima do Sul e Miranda para verificar a situação de cada unidade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo