Prédio da Casa do Artesão em Campo Grande (MS) é interditado pelos bombeiros

Casa do Artesão no Centro de Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Casa do Artesão no Centro de Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Equipes do Corpo de Bombeiros interditaram parcialmente na manhã desta segunda-feira (28/12) a Casa do Artesão no Centro de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, devido ao risco de desabamento do prédio.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral do Corpo de Bombeiros (CGCB), o local está sem alvará de funcionamento, mas continuará atendendo normalmente o público.

O prédio onde hoje funciona a Casa do Artesão de Campo Grande, considerado uma edificação histórica, fica localizado no cruzamento das Avenidas Afonso Pena e Calógeras, região central da cidade e não recebe obras de manutenção há muito tempo.

No local, além das exposições de obras e telas, também são comercializadas obras e peças de artesanatos de artistas sul-mato-grossense.

Os bombeiros que estiveram no local autuaram e multaram o Governo do Estado, responsável pelo prédio, e interditaram a entrada principal da Casa do Artesão.

Segundo o capitão Fábio de Lima, do Corpo de Bombeiros, as fortes chuvas que caíram sobre Campo Grande nos últimos meses fizeram com que uma das portas de madeira da entrada principal apodrecesse, correndo o risco de desabar a qualquer momento, colocando em risco a integridade física dos clientes que diariamente visitam o local.

Ainda de acordo com o capitão Fábio de Lima, a Casa do Artesão estava funcionando sem o certificado de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros, documento obrigatório para todo e qualquer estabelecimento comercial e/ou edificação.

A coordenadora responsável pela Casa do Artesão, Eliana Torres, disse a equipe de reportagem do Campo Grande Notícias, que já solicitou a reforma do prédio, e que há cerca de quatro anos espera pelo início da mesma, o que não aconteceu até o momento.

Ainda segundo Eliana Torres, a última reforma realizada no prédio da Casa do Artesão, inaugurado em 1918, ocorreu em 2002, na gestão do então governador José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT).

Por causa das irregularidades encontradas, o Corpo de Bombeiros notificou a responsável pela Casa do Artesão e a multou em R$ 1.092,00. O prazo para que os problemas sejam sanados é de 30 dias, caso os problemas não sejam resolvidos poderá ocorrer a interdição total do prédio.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGCB/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo