Incêndios florestais atingem e destroem casas no Sudeste da Austrália

Foto: Reuters

Foto: Reuters

Autoridades policiais australianas determinaram na manhã deste domingo (20/12) a evacuação de várias cidades localizadas no Sudeste do país, por causa da ocorrência de incêndios florestais que estão devastando a região. Várias casas e estabelecimentos comerciais já foram atingidas e muitas pessoas já foram retiradas de seus respectivos imóveis.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o fogo pode ter começado em razão de faíscas provocadas por máquinas agrícolas, sendo que as chamas estão se propagando com grande velocidade, ajudadas pelos ventos fortes e pelo excesso de calor que atingem a região.

Segundo as autoridades locais, o maior foco de incêndio está localizado no Vale Índigo, no Norte do Estado de Victoria, nas proximidades da fronteira com o Estado de Nova Gales do Sul, onde moradores das cidades de Yackandandah, Wooragee, Leneva e Leneva West receberam ordens para deixarem imediatamente suas casas.

Os bombeiros estão tendo dificuldades para chegar a algumas regiões, cujas estradas estão bloqueadas por causa das chamas e da densa fumaça que prejudica a visibilidade.

Informações preliminares, ainda não oficialmente confirmadas, revelam que o fogo pode ter começado na zona rural da cidade de Scotsburn, por causa de faíscas provocadas por máquinas agrícolas. Na região o fogo destruiu cerca de 10 casas, do galpões e dezenas de máquinas agrícolas e carros.

As autoridades australianas informaram que o incêndio já atinge os Estados de Victoria, Nova Gales do Sul, além das cidades de Camberra e de Tasmânia.

As altas temperaturas na região estão facilitando a propagação das chamas. Acredita-se que excesso de calor no país seja em decorrência do aquecimento global, causando principalmente pela mudança climática em todo o mundo.

Com informações das Agências EFE, AFP e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo