Antigos bunkers e prédios nazistas são abertos à visitação pública na Alemanha

Antigo bunker nazista em Humboldthain, em Berlim, na Alemanha – Foto: Divulgação

Antigo bunker nazista em Humboldthain, em Berlim, na Alemanha – Foto: Divulgação

Autoridades europeias decidiram reabrir a visitação pública, antigos prédios e bunkers nazistas construídos entre os anos de 1936 a 1944 nas fronteiras do Reich Alemão, mas somente aqueles que ficam localizados no litoral de países banhados pelo Oceano Atlântico.

O bunker localizado em Berlim, na Alemanha, onde Adolf Hitler viveu seus últimos dias, não será aberto à visitação pública, porque as edificações foram explodidas pelos soviéticos no fim da Segunda Guerra Mundial, e as ruínas ainda permanecem, porém, escondidas no subsolo. Uma placa informando a sua exata localização foi colocada no local pela Fundação Berliner Unterwelten (Submundos Berlinenses), com os dizeres: “Aqui viveu Adolf Hitler entre 16 de janeiro a 30 de abril de 1945, quando terminou o capítulo mais sombrio da História da Alemanha”.

Antigo bunker nazista em Humboldthain, em Berlim, na Alemanha – Foto: Divulgação

Antigo bunker nazista em Humboldthain, em Berlim, na Alemanha – Foto: Divulgação

As ruínas do antigo bunker de Hitler em Berlim foram totalmente soterradas pelas autoridades alemãs comunistas, sendo que esta parte da cidade ficava localizada na extinta República Democrática Alemã. O objetivo era o de evitar que o local se tornasse um ponto de culto para neonazistas.

No entanto, cinco instalações daquela época, incluindo o bunker militar em Humboldthain, em Berlim, foram abertos à visitação pública. A funcionária da fundação Silvia Brito de Morales, de 50 anos, é a responsável por fornecer informações sobre a instalação

“Os visitantes costumam ficar boquiabertos quando conto sobre os episódios dramáticos que ali ocorreram, sobretudo nos últimos anos da guerra, quando Berlim foi severamente bombardeada pelos aliados”, disse Silvia Brito de Morales.

Também fazem parte da programação, um bunker utilizado por mulheres e crianças durante a guerra, e que serviu de hospital de emergência para pessoas que ficaram feridas durante os bombardeios aéreos.

Informações preliminares, ainda não oficialmente confirmadas, revelam que este local especificamente foi adquirido por um colecionador de arte chamado Christian Boros, que resolver transformar a antiga instalação dos nazistas em um museu de arte contemporânea, o Sammlung Boros. O local fica a cerca de 1 km de distância da antiga Chancelaria do Reich, cujo prédio foi destruído durante a guerra. Posteriormente, as ruínas foram demolidas.

Com informações da Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo