Polícia Civil apreende cerca de 30 adolescentes na Avenida Afonso Pena, próximo a shopping

Uma operação da Polícia Civil realizada no último domingo (13/12), nas imediações de um shopping center, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, resultou na apreensão de 33 adolescentes, que supostamente estavam realizando algazarra e tumulto, além de estarem constrangendo as pessoas que passavam pelo local.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a ação policial ocorreu porque comerciantes e transeuntes reclamaram da situação, que aparentemente estaria fugindo do controle das autoridades policiais, com jovens, a maioria adolescentes, promovendo algazarra, quebra-quebra e danos ao patrimônio público.

Segundo um dos seguranças que trabalham no shopping, e que pediu para não ser identificado, os jovens costumam entrar no estabelecimento comercial, as vezes sozinhos, outras vezes em bandos, e assustam os clientes, sendo que muitos desistem de permanecer no local por causa da falta de segurança e decidem ir embora.

Uma comerciante que também preferiu não se identificar, disse que o movimento em sua loja teve uma queda significativa, e que as vendas apresentaram uma redução, causando prejuízo.

“Acredito que a redução nas vendas seja um reflexo na insegurança que os clientes sentem no shopping, especialmente no fim de semana. A direção contratou mais funcionários para fazer a segurança, mas eles não podem simplesmente impedir a entrada dos adolescentes e jovens”, disse a comerciante.

Todos os adolescentes apreendidos foram encaminhados para a Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e a Juventude (Deaij), em Campo Grande, onde permaneceram até a chegada dos pais e/ou responsáveis.

Segundo a delegada titular da Deaij, Rozeman de Paula, muitos adolescentes estavam ingerindo bebida alcoólica, enquanto outros intimidavam as pessoas que passavam pelas imediações do shopping.

Alguns adolescentes entraram pelas portas traseiras dos ônibus, sem pagar a passagem, deixando o local sem serem pegos pelos policiais civis. Os atos de vandalismo e de pichação no local são visíveis.

Vários pais foram notificados e foram até a delegacia buscar os filhos. Muitos disseram desconhecer o paradeiro dos filhos no momento da ocorrência.

Alguns pais, no entanto, se recusaram a ir até a delegacia, e pediu aos policiais que soltassem seus filhos e/ou que os mantivessem presos. Todos os jovens apreendidos cujos responsáveis não foram buscar foram entregues ao Conselho Tutelar.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SEJUSP/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo