Sobe para 19 o número de municípios em MS em situação de emergência

Moradores em Bela Vista (MS) tentam salvar objetos em área alagada pelas chuvas - Foto: Defesa Civil/Divulgação

Moradores em Bela Vista (MS) tentam salvar objetos em área alagada pelas chuvas – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Subiu para 19 o número de cidades em Mato Grosso do Sul que decretaram situação de emergência por causa dos danos causados pelos fortes temporais que atingiu o Estado nas últimas semanas.

De acordo com os dados mais recentes da Defesa Civil que foram divulgados na manhã desta quinta-feira (10/12), encontram-se em situação de emergência os municípios de Aral Moreira, Amambai, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Itaquiraí, Iguatemi, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Novo Horizonte do Sul, Sete Quedas e Tacuru.

O Município de Mundo Novo, localizado a 458 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, decretou estado de emergência esta semana, sendo que a Prefeitura calculou em R$ 4 milhões, os prejuízos causados pelas chuvas torrenciais aos piscicultores.

Segundo a Defesa Civil, das 19 cidades em situação de emergência apenas 14 foram reconhecidas oficialmente pelo Governo do Estado, sendo que as demais aguardar a confirmação das autoridades estaduais.

Os municípios de Bela Vista, Campo Grande, Deodápolis, Mundo Novo e Jardim decretaram estado de emergência sem a intermediação da Defesa Civil.

Em Mundo Novo, os maiores danos ocorreram na zona rural, tendo a agricultura e a piscicultura sido as mais afetadas. No caso dos tanques dos peixes, os produtores acreditam que as perdas tenham chegado a 100%.

Além dos danos causados aos municípios sul-mato-grossense, as chuvas também provocaram a queda de pontes, cheias de rios e córregos, que transbordaram, além de deslizamentos de terras, os quais bloquearam rodovias e estradas.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, juntamente com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, visitaram as regiões mais afetadas em Mato Grosso do Sul.

Gilberto Occhi prometeu ajudar o Estado de Mato Grosso do Sul, mas não garantiu a liberação de recursos federais para a recuperação dos municípios.

Com informações da Assessoria da Defesa Civil/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo