Aberta 4° temporada de exposições do MARCO

Foto: Daniel Reino

Foto: Daniel Reino

Campo Grande (MS) – Foi aberta na noite dessa terça-feira (8), com a presença do secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery, a 4° Temporada de Exposições 2015 do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, o Marco.

São 4 mostras: Tech Colors – colagens de Bruno Lins (Rio de Janeiro); Desvios – fotografias de Geraldo Melo (Rio de Janeiro); Retratos – fotografias de Laury Junior (Campo Grande/MS) e O horizonte e eu somos um vértice – fotografias de Leonardo Motta Campos (Rio de Janeiro).

A mostra, Tech Colors, do artista Bruno Lins, traz ao público recortes e colagens com aproveitamento de materiais descartáveis e embalagens impressas do cotidiano mescladas às paletas de cores reeditadas, resquícios do design editorial. “As composições surgem como uma espécie de ruminação do contato com as novas estruturas do design e com as cores tecnológicas”, segundo Lins.

Foto: Daniel Reino

Foto: Daniel Reino

As fotografias da exposição, Desvios, do fotógrafo Geraldo Melo, captadas em Amsterdam, Estocolmo, Jerusalém, Palestina, Nova Deli, Agra, Havana, Nova Iorque, Paris, Rio de Janeiro e Salvador abordam o tema urbano, refletindo uma interpretação pessoal das emoções cotidianas, como tristeza, solidão, dúvidas e alegrias. Trata-se de uma perspectiva imagética dos sentimentos que são comuns a todos nós, não importando cultura, cor e classe social. Geraldo Melo, presente a vernissage, que falou em nome dos artistas, ressaltou a necessidade do ser humano pela arte. “É o que nos salva das dores, dos tombos, da crueldade do mundo”.

Retratos, fotografias de Laury Junior, visa investigar as possibilidades artísticas de criação de autorretratos fotográficos a partir do corpo como ambiente inquietante nas (re) configurações identitárias nele envolvido. Nas fotografias de Laury, o corpo assume o papel de objeto artístico fundindo-se a plantas ou animais sem perder a sua referência e se aproximando da pele do artista e de objetos que carregam valores afetivos.

Foto: Daniel Reino

Foto: Daniel Reino

As fotografias da mostra, O Horizonte e eu somos um vértice, do artista Leonardo Motta Campos (AoLeo), visa propiciar o diálogo entre sua prática artística, a realidade formal e questões inerentes ao olhar tais como reconhecer e construir uma paisagem seja ela um lugar, um horizonte ou uma ideia. As fotografias do artista buscam as similitudes entre paisagem herdada e paisagem construída assim como fixar ideais com um gesto.

A diretora do Marco, Maysa de Barros, lembrou a generosidade e o carinho de todos os artistas que expuseram no Marco em 2015. “Foram 16 exposições e em todas elas o comprometimento dos artistas foi de fundamental importância para o sucesso do nosso trabalho”. Maysa ainda lembrou do papel do Marco no incentivo da criatividade dos jovens. “ Em 2015 nós abrimos as portas para a visita guiada de 1699 estudantes do nosso Estado. Também recebemos a visita de mais 8940 pessoas. Um número crescente que muito nos anima a seguir em frente”.

Foto: Daniel Reino

Foto: Daniel Reino

Para o secretário da Sectei, Athayde Nery, a ocupação de museus, teatros é o que pode promover o congraçamento de paz que o atual momento mundial necessita. “O processo democrático começa com o respeito ao outro. E a arte e a cultura são fundamentais nesse processo de superação da intolerância”. Athayde agradeceu o emprenho e a dedicação de todos os servidores envolvidos na preparação dessas temporadas de exposições do Marco.

As exposições da quarta temporada podem ser visitadas de terça a sexta das 7h30 às 17h30. Sábado, domingo e feriado das 14h às 18h.

Serviço – Início: 08/12/2015. Término: 31/01/2016. Para mais informações e agendamento com escolas para a realização de visitas mediadas com as arte educadoras do Programa Educativo o telefone é (67) 3326-7449.
O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas. www.marcovirtual.wordpress.com e www.facebook.com/marco.museu e marco@fcms.ms.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo