PMA apreende cerca de 50 mil litros de agrotóxicos ilegais na MS-306, próximo a Costa Rica (MS)

Foto: PMA/MS – Divulgação

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (07/12), a informação de que policiais da corporação conseguiram apreender na Rodovia MS-306, no entroncamento com a Rodovia BR-359, nas proximidades do município de Costa Rica, 49 mil litros de agrotóxicos ilegais, que estavam sendo transportados em duas carretas. Duas pessoas foram detidas.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, a apreensão do agrotóxico e as prisões dos suspeitos aconteceram na tarde deste domingo (06/12), durante uma fiscalização de rotina.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI) e no Boletim de Ocorrência (BO), os policiais ambientais faziam a fiscalização quando avistaram as duas carretas, e sinalizaram para que os motoristas parassem os respectivos veículos.

Durante a abordagem, os policiais checaram os documentos dos motoristas e dos veículos, e constataram que os mesmos estavam aparentemente em ordem. No entanto, eles perceberam que os condutores estavam excessivamente nervosos, e decidiram vistoriar as duas carretas.

Durante a vistoria, os policiais encontraram os agrotóxicos, que estavam acondicionados em galões de 20 litros. Os suspeitos não apresentaram nota fiscal dos produtos e nem a autorização para fazer o transporte da carga.

Segundo os motoristas, eles estavam transportando a carga de Jacareí (SP) para Cuiabá (MT), a pedido de uma empresa, cujo nome não foi divulgado. Os nomes dos condutores também não foram informados.

Diante dos fatos apresentados, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente a empresa e os motoristas, tendo ambos sido levados para a Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, onde foram autuados por crime ambiental.

Segundo um dos policiais ambientais, que preferiu não se identificar, o agrotóxico apreendido é altamente perigoso, e apresenta risco a saúde humana e ao meio ambiente. O transporte somente pode ser feito com licença ambiental emitida por algum órgão público, seja federal e/ou estadual.

As duas carretas e os 49 mil litros de agrotóxicos foram apreendidos e levados para a sede da PMA.

Os responsáveis pela empresa foram autuados e multados em R$ 140 mil. Além disso, eles irão responder por crime ambiental, e caso venham a ser condenados pela Justiça, poderão pegar penas que variam de 1 a 4 anos de reclusão.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo