Parceria entre Senar/MS e Usina Santa Terezinha oferece capacitação em segurança do trabalho

Foto: João Carlos Castro

Foto: João Carlos Castro

Uma das linhas de ação dos cursos em formação profissional rural oferecidos pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é voltada para agroindústrias e empresas que atuam no setor do agronegócio. Na região Sul, em Eldorado, a Usina Santa Terezinha, do grupo paranaense Rio Paraná S.A é um exemplo de sucesso. De janeiro a novembro deste ano, foram solicitadas 13 capacitações para os colaboradores que resultaram em 164 concluintes e 256 horas/aula de qualificação.

Entre os cursos oferecidos está o de NR 35, que aplica medidas de proteção para o trabalho em altura, com objetivo de garantir a segurança dos colaboradores. Segundo o responsável pelo departamento de RH – Recursos Humanos, Rafael Seidi Umemura, apesar da usina ainda estar em fase de implantação, o objetivo é iniciar as atividades com equipe afinada nos conhecimentos do setor. “Temos um bom relacionamento com o sindicato rural de Eldorado e com o Senar/MS e isso resultou na execução de vários cursos. Como temos espaços confinados que permitem treinamento, solicitamos sempre que possível, com objetivo de preparar nossa equipe para quando começarmos o funcionamento pessoal”, explica.

O curso de NR 35 cumpre uma determinação do Ministério do Trabalho, que exige o treinamento dos trabalhadores que atuem em desnível do solo superior a dois metros. Os participantes aprendem a planejar as atividades diárias, de forma a avaliar qual a maneira mais segura de desempenhar o trabalho ou socorrer um colega em situação de risco. O engenheiro de Segurança do Trabalho e instrutor do Senar/MS, Miguel Catharine Neto detalha quais setores precisam estar inteirados da normativa. “Além das usinas, os prestadores de serviços que trabalham com armazenagem ou classificação de grãos são público-alvo desta capacitação. Os empregadores precisam estar atentos às condições de segurança dos funcionários de forma a prevenir e evitar acidentes”, argumenta.

Demanda do mercado – Segundo o mobilizador do sindicato rural de Eldorado, Ildeo Francisco de Oliveira, as capacitações do Senar/MS atendem uma necessidade dos empregadores rurais e da cidade. “A mobilização que realizamos tem como objetivo atender as necessidades dos produtores e trabalhadores rurais. No entanto, as agroindústrias e empresas aumentaram a procura por perceber como é importante qualificar seus funcionários”, considera.

O técnico em Segurança do Trabalho, Edson Félix, é colaborador da Usina Santa Terezinha há três anos e meio e se diz satisfeito em ter participado de duas capacitações do Senar/MS. “Tivemos oportunidade de receber treinamento em NR 33 e NR35, para entendermos as normativas relativas ao trabalho em espaços confinados e no trabalho em altura. Na minha opinião o conteúdo foi bem aplicado, por apresentar a legislação técnica e esclarecer os funcionários sobre procedimentos de segurança”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo