Segurança do trabalho é tema de congresso na Capital

Abertura oficial foi realizada na noite de ontem, às 19h, no Crea-MS. O evento é voltado para a gestão de segurança do trabalho, desenvolvimento da evolução dos cursos de pós-graduação e mercado de trabalho para o engenheiro de segurança.

Engenheiro Nelson Burille, do Rio Grande do Sul, ministra curso sobre perícias trabalhistas na quarta-feira (25/11) – Foto: Divulgação

Engenheiro Nelson Burille, do Rio Grande do Sul, ministra curso sobre perícias trabalhistas na quarta-feira (25/11) – Foto: Divulgação

A Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Asmest), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) promove de 25 a 27 de novembro, em Campo Grande, o 5º Congresso Brasileiro de Engenharia de Segurança do Trabalho, que tem como tema nesta edição “Ensino e profissão”.

abertura oficial do evento será nesta quinta-feira (25) às 19h, no Crea-MS (Rua Sebastião Taveira, 272, bairro Monte Castelo). A programação teve início nesta quarta-feira com cursos de perícias trabalhistas e gestão em segurança do trabalho.

De acordo com a conselheira do Crea-MS e engenheira de segurança do trabalho, Elizabeth Cox Leite, o ensino e a profissionalização da engenharia de segurança do trabalho requerem sempre debates com o objetivo de  promove maior conscientização de todos os integrantes do processo. Ela explica que, a depender do grau de risco, empresas com mais de 50 trabalhadores contratados sob regime da Consolidação das Leis Trabalhistas devem contratar com profissionais especializados em medicina e segurança do trabalho.

Dados do INSS, a partir de 2007, apontam aumento no número de acidentes típico, de trajeto e doença ocupacional, o que segundo a engenheira é um contrassenso em relação ao aumento das medidas de segurança disponíveis e a difusão das mesmas. Em 2013, Mato Grosso do Sul foi o 18º Estado em número de trabalhadores e foi o 14º do país em registro de acidentes, com 11.402 de um total de 717,9 mil ocorrências. O número de óbitos levou o Estado ao 15º lugar, com 48 mortes ocasionadas por acidentes de trabalho.

Números no país – De acordo com o Ministério da Previdência Social, se fosse possível traçar um perfil médio do trabalhador brasileiro que mais sofreu acidentes em 2012, ele seria do sexo masculino, teria entre 25 e 29 anos de idade e viveria na região Sul, mais especificamente em Santa Catarina (o estado registra o maior número de ocorrências para cada 100 mil trabalhadores).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo