Incêndio atinge e destrói prédio histórico em São Luís (MA)

Foto: Blog do Minard/Cortesia

Foto: Blog do Minard/Cortesia

Um incêndio de grandes proporções atingiu e destruiu na manhã desta segunda-feira (23/11), o prédio histórico onde funciona a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) de São Luís, capital do Maranhão. Ainda não há informações sobre vítimas, mas os danos são consideráveis.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) do Maranhão, as causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas as autoridades acreditam que uma das prováveis causas pode ter sido um curto circuito.

Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas e rapidamente enviadas para o local, que foi esvaziado, isolado e cercado. Ruas próximas foram interditadas e somente viaturas oficiais e ambulâncias puderam ultrapassar as barreiras montadas pelos policiais.

O prédio fica localizado no Centro Histórico de São Luís, e uma das prioridades dos bombeiros foi o de evitar que as chamas se alastrassem para os prédios vizinhos.

As chamas se alastraram por todo o telhado, que desabou parcialmente. O fogo também atingiu e danificou estruturas internas importantes, que dão sustentabilidade ao prédio. Documentos e arquivos foram totalmente destruídos.

Testemunhas disseram que o piso do primeiro andar desabou sobre o térreo, mas a informação não foi oficialmente confirmada pelos bombeiros.

Segundo o coronel Célio Roberto de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros, os militares da corporação somente conseguiram controlar as chamas após uma hora do início da mesma. Após as chamas terem sido debeladas, eles iniciaram os trabalhos de resfriamento do local e de rescaldo, com o objetivo de evitar que novos focos de fogo surgissem.

O prédio histórico onde funcionava a Seplan fica localizado na Rua do Sol, e testemunhas disseram que as chamas começaram na parte posterior do prédio. Portas, janelas e o telhado viraram cinzas.

Ao todo, trabalharam no combate às chamas 20 militares do Corpo de Bombeiros. Por precaução, o fornecimento de energia elétrica na região foi suspenso.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que bombeiros tiveram que arrombar as portas de alguns imóveis vizinhos ao prédio da Seplan, com o objetivo de fazer o esfriamento das paredes e impedir que eles também fossem queimados.

O prédio da Seplan foi interditado e deverá ser avaliado pela Defesa Civil, Engenheiros e Arquitetos nos próximos dias, com o objetivo de verificar se existe risco de desabamento. Não está totalmente descartada a possibilidade do mesmo ser totalmente demolido.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo