Em debate sobre refugiados, alunos da rede pública vivenciam como seria participar da ONU

Exercício faz parte da VI Monaes, organizada pelo Curso de Relações Internacionais da Anhanguera, em Campo Grande.

Até quinta-feira, alunos do ensino médio das escolas estaduais General Malan e Profª Flavina Maria da Silva vivenciam uma experiência de diplomacia no Centro Universitário Anhanguera – Unidade I. Os acadêmicos participarão da VI Monaes, assembleia geral promovida pelo único curso de Relações Internacionais em Campo Grande com a proposta de simular reuniões das agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste ano, o foco de discussão serão os refugiados, uma questão global que também impacta Mato Grosso do Sul já que o estado já acolheu pessoas da Síria e do Haiti. “A proteção de indivíduos deu origem à agência de refugiados da ONU para assistir os que esperavam para retornar aos seus países de origem no final da II Guerra Mundial”, contextualiza o coordenador de Relações Internacionais da Anhanguera, Edson Pereira de Souza.

Durante a VI Monaes, estudantes tem a oportunidade de conhecer, na prática, o modelo de ação e representação da ONU na construção de políticas diplomáticas. “Os universitários atuam como representantes de comissões de 16 países, negociam acordos, debatem estratégias e traçam diretrizes a fim de melhorar e garantir a segurança dos refugiados. Os alunos de ensino médio estão inseridos nesta realidade representando os países membros da Organização e, assim, adquirem conhecimentos sobre a missão, estrutura e funcionamento da entidade internacional”, afirma Souza.

A atividade apresenta ainda outros benefícios, como o envolvimento de alunos em discussões de problemas mundiais, maior entendimento sobre os efeitos da globalização e as políticas que ultrapassam fronteiras. “Também conseguimos despertar nos jovens maior interesse pela política, cidadania e organização social do mundo”, complementa o professor.

O último dia do evento será marcado pelo encontro com refugiados do Haiti que vivem em Campo Grande. Os convidados contarão suas histórias, experiências e desafios em busca de abrigo.

SERVIÇO

VI Monaes      

Data: até 12 de novembro

Horário: das 19h às 22h

Local: Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unidade I

Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo