Cooperativas de crédito são aliadas do Banco Central na promoção da cidadania financeira

As cooperativas de crédito promovem o desenvolvimento econômico e asseguram o exercício da cidadania pela inclusão financeira, a partir de um trabalho de educação e esclarecimento, realizado junto aos associados. Desta forma, elas assumem, cada vez mais, um papel de destaque, contribuindo com o processo de bancarização da população brasileira.

Por este motivo, o Fórum de Cidadania Financeira, realizado em Brasília pelo Banco Central e Sebrae, com apoio do Sistema OCB, promoveu o talk show Cooperativas e Cidadania: fortalecendo o desenvolvimento local e sustentável. Os convidados foram o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o embaixador especial da FAO para o cooperativismo mundial, Roberto Rodrigues, o consultor e coautor do livro “Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil”, Marden Marques Soares, e o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Bruno Quick. A jornalista, Mara Luquet, da Rede Globo, fez a moderação do painel.

Diferencial – Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o cooperativismo é um instrumento de organização e transformação social que promove ajuda mútua, colaboração e solidariedade na busca de soluções.

As cooperativas de crédito, formadas hoje por mais de 7 milhões de associados, sendo três milhões associados do Sicredi, são responsáveis pela inclusão financeira direta dessas pessoas e, indiretamente, de suas famílias. Com atendimento personalizado e taxas de juros diferenciadas, extremamente competitivas, elas trazem aos seus cooperados autonomia financeira para administrarem suas despesas e empreenderem novos projetos. Para isso, os associados contam com orientação por parte de sua cooperativa, passando por um processo de educação financeira com o objetivo de promover um melhor uso de seus recursos”, comenta.

Capilaridade – O presidente do Sistema OCB frisou, ainda, que as cooperativas de crédito estão presentes em 95% do território nacional, sendo que em 565 dos municípios brasileiros elas são as únicas instituições financeiras da localidade. “Este é um exemplo concreto de cidadania financeira e desenvolvimento para toda a comunidade.”

O Sicredi está presente em 11 estados, sendo que em 206 cidades é a única instituição financeira da localidade, com 95 cooperativas, mais de 3 milhões de cooperados. O sistema gera mais de 18,7 mil empregos diretos, possui 52,3 bilhões em ativos, com 26,6 bilhões em carteira de crédito.

Outros Destaques

Liderança Global – “No mundo há mais de um bilhão de cooperativistas. Se cada um tiver três dependentes, teremos quatro bilhões de pessoas vinculadas ao cooperativismo. Isso é mais da metade do povo do mundo! É por isso que dizemos que o cooperativismo é um movimento de pessoas que buscam o bem estar coletivo e que possui valores e princípios universalmente aceitos em todo o mundo, independente do governo e da religião. Acho que o Brasil deveria encabeçar o movimento de indicação do cooperativismo ao Prêmio Nobel da Paz, afinal, essencialmente, ele luta contra concentração da riqueza e a exclusão social.” Roberto Rodrigues – embaixador especial da FAO para o cooperativismo mundial

Blindagem Comercial – “As cooperativas têm diferenciais difíceis de serem superados: elas reciclam os recursos na região onde estão localizadas; têm taxas bem abaixo das praticadas no mercado financeiro mercantil; atendem personalizada e amigavelmente aos seus clientes, que também são cooperados; oferecem segurança, graças ao FGCoop; e o mais importante de tudo: aumentam a concorrência e regula o mercado, o que é fundamental para a economia brasileira. Todo esse conjunto de características singulares conferem uma blindagem comercial contra os fatores externos conjunturais.” Marden Marques Soares – um dos autores do livro “Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo