Terremoto e 6,8 graus na Escala Richter atinge o Norte e o Centro do Chile

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um forte terremoto de magnitude de 6,8 graus na Escala Richter atingiu o Norte e o Centro do Chile na madrugada deste sábado (07/11). Ainda não há informações sobre vítimas e/ou danos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as autoridades chilenas determinaram a evacuação imediata de todos que moram no litoral do país. Ainda não foi emitido alerta de tsunami.

Dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) e do Escritório Nacional de Emergências (Onemi) revelam que o tremor aconteceu por volta das 04h31min (horário local), com epicentro a 17 km ao Oeste de Punitaqui, na Província de Coquimbo (Região Norte), na mesma área onde em 16 de setembro houve outro tremor.

Testemunhas disseram que logo após o terremoto houve vários tremores secundários de baixa intensidade. Muitas pessoas saíram correndo dos prédios e das casas e permaneceram nas ruas por várias horas.

Na província de Coquimbo há registro de falta de energia elétrica. Os serviços de telefonia fixa e móvel também foram suspensos.

Outros terremotos no Chile

Em fevereiro de 2010, um terremoto de magnitude de 8,8 graus na Escala Richter atingiu o Sul Chile. O tremor, seguido por um tsunami, causou a morte de 500 pessoas e deixou outras 125 desaparecidas. Os danos foram calculados em 30 bilhões de dólares.

O forte terremoto de magnitude de 8,3 graus na Escala Richter ocorrido em setembro de 2015 deixou pelo menos 15 mortos e 16 mil desabrigados.

Com informações da Agência AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo