Cerca de 70% dos homicídios de indígenas foram praticados pelos próprios índios

O levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública do Governo de MS analisou de 2008 a 30 de setembro de 2015, 229 boletins de ocorrência (BO) com homicídio que tiveram como vítimas os índios. Em 167 Inquéritos policiais (IPs) tiveram os autores dos crimes definidos (72,9%), o que representa o total de 155 índios, responsáveis pelos delitos.

Os autores são geralmente jovens. Os adolescentes com 12 a 17 anos foram responsáveis por 37,9% dos assassinatos. Já os indígenas com 18 a 25 anos praticaram 31,3% dos crimes registrados. Somados os percentuais, atinge-se a estimativa de 69,2%.

Os principais motivadores dos crimes foram o consumo de bebidas alcóolicas e drogas (88), seguido por “futilidade” (47) e “desentendimento ou ciúmes” (44). A análise mostra que, associados, a ingestão de bebida e os desentendimentos em festas, perfazem 132 homicídios, o que representa 57,6% das causas dos crimes.

O estudo da Secretaria de Segurança Pública aponta que a quantidade de responsáveis pelos assassinatos é superior ao total de BOs registrados. A razão é que alguns dos crimes tiveram a participação de vários envolvidos.

Os “não índios”, responsáveis pelos assassinatos de indígenas, somam nove, sendo que em 2013 foi registrado o maior número de “não índios” envolvidos com a morte de indígenas: (3).

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo