Com as Trilhas do Vale das Videiras reconhecidas, Brasil Enduro Series tem final neste domingo (1º)

Cerca de 170 pilotos de três países, Brasil, Paraguai e Finlândia, estão em Petrópolis (RJ) para a terceira e última etapa do BES 2015.

Luciano KDra – Foto: Ximiti /Ximiti.com.br

Luciano KDra – Foto: Ximiti /Ximiti.com.br

Petrópolis (RJ) – Berço do mountain bike brasileiro, Petrópolis (RJ) já respira o clima da decisão do Brasil Enduro Series 2015. Cerca de 170 pilotos de três países, Brasil, Paraguai e Finlândia, disputam na região do Vale das Videiras, neste domingo (1º), a terceira e última etapa da competição pioneira de Enduro MTB no País. Após as disputas de Nova Limas (MG) e Urubici (SC), estarão em jogo os títulos das oito categorias, também realizadas no ano da estreia, pro, expert, máster 1, 2 e 3, sênior, feminino e amador, além das kids (1, 2 e 3), novidade nesta temporada.

Christian Ferreira dos Santos – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Christian Ferreira dos Santos – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

No dia reservado para reconhecimento das pistas, todos os atletas tiveram oportunidade de treinar nos deslocamentos e estágios cronometrados, as chamadas especiais (E1, E2 e E3), que definem o tempo final de cada piloto. Parte mais cansativa, os deslocamentos, D1, D2 e D3, com cerca de 23 km na soma, contam com ganho de elevação de 722, 112 e 255 metros, respectivamente. Já as especiais, todas com maior tempo em descida, apresentam percursos mais curtos, com 1,08 km (E1), 1,7 km (E2) e 1,3 km (E3).

Local de Petrópolis e vice-campeão amador na etapa em 2014, Christian Ferreira do Santos gostou do que viu durante o reconhecimento. “Em questão de campeonato, o BES mudou muito em relação a 2014. A organização vem evoluindo cada vez mais. Sempre a estrutura está melhor, com as pistas muito boas e todo mundo feliz e satisfeito. Queria que tivéssemos dez etapas do Brasil Enduro Series anuais, porque o espírito dos competidores é muito bom. Nos deslocamentos uns incentivam os outros, o que é muito legal”, avaliou Chris. “Amanhã (domingo), será dia de pedalar contra o relógio, você sozinho fazendo seu melhor. Na minha opinião, a etapa favorece um pouco mais o downhill. Estou confiante porque as três especiais tem descidas com trechos técnicos e de alta velocidade”, completou.

Representante de várias gerações do mountain bike no Brasil, Luciano KDra destacou a etapa por favorecer novos praticantes da modalidade. “Um dos objetivos do BES é a popularização do Enduro. Para isso, não podem elevar tanto o nível das pistas. Nós que já estamos na estrada há muito tempo, sentimos que não está tão difícil. Não tem a metade da dificuldade de Urubici, por exemplo, mas é legal porque dá aos novatos a oportunidade de conhecerem o Enduro MTB. Porque se está muito difícil, eles não voltam. A organização tem que buscar esse equilíbrio sempre. Isso é o importante”, contou KDra.

Helinho Nassaralla – Foto: Ximiti /Ximiti.com.br

Helinho Nassaralla – Foto: Ximiti /Ximiti.com.br

As disputas pelos títulos – Das oito categorias realizadas no ano da estreia, em seis delas os campeões de 2014 têm chances de conquistar o bicampeonato. Assim, para Robert Marent (sênior), Beatriz Ferragi (feminino), Helio Nassaralla (máster 3), Nataniel Giacomozzi (pro), Andre Melo (campeão da máster 1 e agora na máster 2) e Gustavo Henrique (máster 2), a etapa pode ter um gosto ainda mais especial. Mesmo com 300 de vantagem em sua categoria para Claudemir Fodi, Helinho Nassaralla sabe que todo cuidado é pouco para não perder o título.

“A briga será dura. Os trechos especiais estão velozes e sem grandes dificuldades. Assim, acredito que teremos vários atletas com tempo final dentro do mesmo minuto, o que pode ser bem perigoso para mim”, afirma Helinho. “Mesmo com boa vantagem na liderança, pode acontecer do segundo ir bem e ficar muita gente entre nós dois. Quando você está na frente com uma certa folga, é perigoso acomodar-se e perder o título. Isso já aconteceu comigo antes, por isso vou tentar andar forte e não correr riscos. A pista não está difícil e será pouco provável alguém ter problemas mecânicos. Esperava uma velocidade média mais baixa, mas pelo o que vi será bem alta”, concluiu.

Raquel Couto – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Raquel Couto – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Entre as mulheres, Raquel Couto, com 960 pontos, lidera a categoria e tem como principal rival a atual campeã, Bia Ferragi, 100 pontos atrás. “Tem ao menos três meninas com chances de título. O nível está muito alto. Sou ciclista de XC (Cross Country) e a primeira etapa, em Nova Lima,teve mais esse perfil, com muito pedal. Em Urubuci, teve mais downhill, estilo que eu nunca competi antes, então sofri nas partes técnicas com mais inclinações. Aqui em Petrópolis sinto que está mais equilibrado. Não está pesando para nenhuma das modalidades, ou seja, o resultado será na força das pernas mesmo”, analisou Raquel, a Keka.

Robert, Helinho e Andre se destacam com maiores chances de título, após obterem ótimos resultados em Nova Lima e Urubici e estarem na liderança de suas categorias. Enquanto na máster 2 Gustavo Henrique é o quarto colocado e briga por fora com André, na pro Nataniel está entre os três primeiros do ranking antes da decisão, atrás de Andre Bretas e Thiago Boaretto, mas também com possibilidades reais de conquistar o bi. Na amador, Ednaldo Neres lidera, Evandro Soldati está na frente na máster 1 e na expert Mauricio Bernardi está em primeiro.

Etapa conta com deslocamentos cansativos – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Etapa conta com deslocamentos cansativos – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Mais informações sobre o ranking do BES 2015: http://www.brasilenduroseries.com.br/noticias/bes-ranking-atualizado

Serviço – Etapa final BES 2015

Data: 1º/11

Local (QG): Galpão Caipira – Vale das Videiras

Endereço: Estrada Almirante Paula Meira, nº 8320 – Petrópolis

Programação Oficial 

Domingo – 1º de Novembro

8h30 – Chamada para largada

9h – Largada Deslocamento 1 (D1)

17h – Premiação Geral do Evento

O Brasil Enduro Series tem como patrocinadores e apoiadores: Maxxis, Specialized, Cannondale, Exceed, Santa Cruz Bicycles, HUPI Bikes, Bike & Adventure, Caminhos do Sertão Cicloturismo, X Fusion, Da Matta, Calypso, GT Bicycles, Minas Máquinas Veículos, Localiza, Global Bicicletas, Mavic, Cerveja Rocky Garden, Off Camber Bike Shop e Bikelist.com.br.
Mais informações no site: http://www.brasilenduroseries.com.br/

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/brasilenduroseries

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo