Terremoto destruiu e danificou cerca de 700 escolas no Paquistão

Crianças paquistanesas observam um imóvel parcialmente destruído em província localizada na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão – Foto: Reuters

Crianças paquistanesas observam um imóvel parcialmente destruído em província localizada na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão – Foto: Reuters

O terremoto de 7,5 graus na Escala Richter que atingiu o Afeganistão e o Paquistão na última segunda-feira (26/10) destruiu pelo menos 110 escolas paquistanesas na província de Khyber Pakhtunkhawa, e causou sérios danos em outras 603, segundo informações das autoridades locais. As edificações danificadas não podem mais serem ocupadas e devem ser demolidas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, no Afeganistão o abalo sísmico causou a morte de pelo menos 202 pessoas, e segundo a apuração feita até o momento, nos dois países o tremor matou 363 pessoas.

A Comissão Nacional para o Desenvolvimento Humano (NCHD – sigla em inglês) do Paquistão informou que a província mais atingida é Dir, na fronteira com o Afeganistão, onde 47 escolas desabaram e 294 ficaram seriamente danificadas.

Uma fonte das autoridades locais, que preferiu não se identificar, disse que “em Dir a onda de destruição foi grande, e que praticamente todas as escolas foram destruídas e/ou danificadas”.

As autoridades paquistanesas informaram agora a pouco, que no país o tremor causou a morte de 248 pessoas, deixou outras 1.656 feridas, destruiu e/ou danificou 3.952 casas.

Equipes de emergência continuam os trabalhos de busca e salvamento nas regiões mais atingidas, e até o momento distribuíram 2.500 cobertores, 3.250 barracas e 3 mil isolantes térmicos.

Já no Afeganistão, segundo informações das autoridades locais, o tremor causou oficialmente até o momento, a morte de 115 pessoas e deixou outras 538 feridas.

Com informações das Agências AFP e EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo