Terremoto de 7,5 graus na Escala Richter atinge o Norte do Afeganistão

Cidadãos afegãos observam em Bazarak, na província de Panjshir, casa destruída por um terremoto que atingiu o país na manhã desta segunda-feira (26/10) – Foto: AFP/STR

Cidadãos afegãos observam em Bazarak, na província de Panjshir, casa destruída por um terremoto que atingiu o país na manhã desta segunda-feira (26/10) – Foto: AFP/STR

Um forte terremoto de magnitude de 7,5 graus na Escala Richter atingiu na manhã desta segunda-feira (26/10), por volta das 07h15min (horário de Brasília), o Norte do Afeganistão. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas e/ou danos.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o tremor também foi sentido em outros países, como o Paquistão e a Índia, além de outros localizado no Sul da Ásia.

A Agência de Notícias France Presse acaba de divulgar a informação de que 45 pessoas teriam morrido no Paquistão, e de que outras 102 teriam ficado feridas.

No Distrito de Bakhaur, na fronteira com o Afeganistão, oito pessoas teriam perdido a vida. Já na cidade de Mingora, no Vale do Swat, também no Paquistão, novem pessoas teriam morrido soterradas, depois que suas casas desabaram.

Equipes de resgate já estão sendo enviadas para as regiões mais atingidas no Afeganistão, Paquistão e Índia. Nos demais países atingidos ainda não há informações.

Os serviços médicos de emergência do Paquistão entraram em estado de alerta máximo, e já se preparam para receber centenas de feridos. Na cidade de Peshawar, por exemplo, as autoridades informaram que o número de feridos é de aproximadamente 147 pessoas, mas que deve aumentar nas próximas horas.

A Agência Reuters divulgou agora a pouco a informação de que estudantes teriam tentado sair ao mesmo tempo de uma escola na cidade de Taloqan, no Norte do Afeganistão, e que o tumulto causou a morte de pelo menos 12 meninas e ferimentos em outras 35. Já na cidade de Nangahar cinco pessoas morreram.

Dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) revelam que o abalo sísmico foi na verdade de 7,7 graus na Escala Richter, e que o epicentro ocorreu nas proximidades da cidade de Jurm, na província de Hindu Kush, a 250 km de distância de Cabul, capital do Afeganistão, a uma profundidade de 213,5 km.

Ainda segundo os dados do USGS, o terremoto durou cerca de 1 minuto, e atingiu a cidade de Cabul (Afeganistão), Nova Délhi (Índia) e Islamabad (Paquistão).

Com informações das Agências Reuters, France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo