Avião com marcas de tiros é localizado em aeroporto do Paraná

Foto: Wilson Del Passo/RPC - Cortesia

Foto: Wilson Del Passo/RPC – Cortesia

A Polícia Civil do Paraná localizou na manhã desta segunda-feira (26/10) em um hangar do Aeroporto de Paranavaí, no Noroeste do Estado, um avião de pequeno porte com várias marcas de tiro, que pode ser a aeronave perseguida pela Força Aérea Brasileira (FAB) no espaço aéreo de Mato Grosso do Sul.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SSP/PR), os policiais que localizaram a aeronave acreditam que o monomotor seja de fato o aparelho que foi perseguido no último sábado (24/10) por aviões militares em Japorã (MS), cujo piloto não obedeceu às ordens para pousar.

Durante a interceptação da aeronave, militares da FAB efetuaram diversos disparos de advertência, tendo alguns tiros atingindo a fuselagem do avião. O piloto seguiu em direção à fronteira com o Paraguai, impedindo dessa forma que a perseguição continuasse.

Segundo o delegado Carlos Henrique Rossato Gomes, “Esse avião está com várias marcas de projéteis de grosso calibre, isso levanta a suspeita que seja a mesma aeronave interceptada pela Aeronáutica. No interior da aeronave havia apenas um banco, levantando ainda mais a suspeita de que o monomotor é utilizado para o tráfico de drogas ou contrabando”.

Em nota divulgada à imprensa, o Centro de Comunicação Social da FAB informou que no sábado (24/10) um avião de pequeno porte, sem plano de voo e sem autorização, estava fazendo uma rota “conhecida por ser normalmente utilizada para atividades ilícitas”, tendo aviões da Força Aérea sido acionados para interceptar o aparelho.

Durante a tentativa de interceptação, os militares da FAB tentaram se comunicar via rádio com o piloto da aeronave suspeita, mas ele não pode e/ou não quis responder. Tiros de advertências foram disparados em pleno ar, tendo o piloto do aparelho preferido prosseguir a viagem ao invés de pousar a aeronave.

O avião monomotor evadiu-se até a fronteira com o Paraguai e não foi mais localizado. O aparelho também teria sumido do radar.

A aeronave localizada hoje em um aeroporto do Paraná já foi apreendida e levada para o pátio da Delegacia de Polícia Civil de Paranavaí. Os documentos encontrados na cabine foram enviados a Polícia Federal (PF), que irá analisá-los.

Em nota, a Assessoria de Comunicação da PF/PR informou que já foi aberta uma investigação para tentar descobrir as causas dos tiros na fuselagem do avião, e se o mesmo teria sido utilizado para cometer crime transnacional.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o mesmo aparelho foi apreendido em 2012 pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai, e que dentro da aeronave foi encontrado e apreendidos caixas contendo aparelhos eletroeletrônicos e medicamentos. Na época, cinco pessoas foram presas entre elas o piloto, de cidadania brasileira.

Até o momento a FAB não confirmou se a aeronave localizada no Paraná é a mesma perseguida em Mato Grosso do Sul.

Com informações das Assessorias da SSP/PR e da PF/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo