Sábado tem ação de saúde bucal para as crianças em shopping da Capital

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 25 de outubro é comemorado o dia do Cirurgião-Dentista e o Dia Nacional de Saúde Bucal. Para celebrar a data o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de MS) e a ABO-MS (Associação Brasileira de Odontologia – Seção MS) farão um dia de atendimento, com orientações, voltado para a população.

A ação será neste sábado (24), das 15h às 22h, no shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande (ao lado da loja Ri Happy). No local será montado um escovódromo e profissionais e acadêmicos de odontologia darão orientações sobre a escovação correta. As crianças ainda receberão um kit com escova de dente, creme dental e sabonete. Os pequenos ainda poderão receber mais informações por meio de um teatro sobre os cuidados com a saúde bucal.

Enquanto isso os pais também receberão informações sobre o cuidado com a higiene e saúde bucal, e aprenderão a fazer o autoexame, para prevenir o câncer de boca. Também serão distribuídos folders sobre o tema.

Serviço

Data: 24/10 (sábado)

Horário: 15h às 22h

Local: sala ao da Ri Happy – Shopping Norte Sul Plaza

Contato: Reginaldo Rizzo (9613-8510)

DADOS E INFORMAÇÕES – SAÚDE BUCAL

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cárie é o principal problema de saúde bucal no Brasil. O índice de cárie nas crianças de até 12 anos é de 56%.

Bebês podem ter cáries, gengivite e problemas de mordida. As visitas ao dentista devem começar cedo, ainda bebê. Antes mesmo de nascer o primeiro dentinho já é indicado começar a escovação da gengiva. A escovação é feita com dedeiras de silicone sem creme dental.

Sangramento da gengiva pode ser sintoma de gengivite.  A gengivite é uma inflamação da gengiva causada principalmente pela placa. A gengivite em seu grau mais avançado é chamada de periodontite. Os sintomas incluem gengiva vermelha, inchada e sensível a sangramento. A higienização bucal adequada e visitas periódicas ao dentista são fundamentais para a prevenção e tratamento da gengivite.

Manchas e descoloração dos dentes podem ser sinais de tártaro. O tártaro é a placa bacteriana endurecida. O tártaro é um problema de saúde bucal e também estético. O sinal mais comum é uma coloração amarela ou marrom na região da margem gengival. O tártaro só pode ser diagnosticado e removido pelo dentista. A melhor forma de prevenir a doença é com a escovação correta.

Escovas de dente gastas podem lesar a gengiva. A cabeça da escova quando pontiaguda facilita a limpeza dos dentes do fundo da boca (os molares). O tamanho da cabeça da escova depende do porte da pessoa, que deve ser proporcional. O importante das cerdas é que elas sejam macias. As escovas com cerdas com diferentes níveis acompanham melhor a anatomia dos dentes. As escovas sejam trocadas a cada três meses ou quando a mesma apresentar desgaste. Usar uma escova em estado inapropriado pode causar problemas na gengiva. Além disso, é recomendada também a troca depois de uma gripe ou doença contagiosa, para diminuir o risco de contaminação pelos germes que aderem às cerdas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dados saúde bucal doa adultos

O Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo – são 260 mil -, mas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, divulgada em junho de 2015 pelo IBGE, 55,6% dos brasileiros não se consultam anualmente. A recomendação dos dentistas é de que as consultas sejam semestrais. Quanto aos hábitos de escovação, 89,1% dos entrevistados maiores de idade disseram que escovam os dentes pelo menos duas vezes ao dia. E 67,4% consideram sua saúde bucal “boa ou muito boa”.

A pesquisa estimou que, das pessoas de 18 anos ou mais de idade, 11,0% perderam todos os dentes, o que corresponde a um contingente de 16,0 milhões, sendo maior a proporção entre as mulheres (13,3%) que entre homens (8,4%). Aproximadamente 41,5% das pessoas de 60 anos ou mais de idade perderam todos os dentes, tendo ocorrido o mesmo com 22,8% das pessoas sem instrução ou com fundamental incompleto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo