Sesc comemora Dia Mundial da Alimentação com oficinas criativas gratuitas

Assado de casca de chuchu, mousse de casca de manga, frango de árvore e suco de mandioca são algumas das receitas que serão ensinadas ao público. Programa de aproveitamento integral de alimentos do Sesc combate à fome, evita o desperdício e cria receitas nutritivas, saborosas e de baixo custo.

Assado de casca de chuchu, além de nutritivo, a receita evita o desperdício de alimentos – Foto: Divulgação

Assado de casca de chuchu, além de nutritivo, a receita evita o desperdício de alimentos – Foto: Divulgação

O Sesc comemora a Semana Mundial da Alimentação com uma série de atividades para o público. Um dos destaques da programação é a participação de renomados chefs, como Gabriela Kapim, Regina Tchelly, Rapha Hare e Izabel Alvares, que vão elaborar receitas de alimentos saudáveis ou baseadas no conceito de aproveitamento integral dos alimentos (que prega a utilização de cascas, talos ou sementes, partes que contêm nutrientes importantes, mas normalmente são jogadas no lixo). Lembrando que uma pesquisa da ONU aponta que Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos… O público vai poder aprender os segredos das receitas, degustar os quitutes e comprovar que é possível se alimentar bem, de forma saudável e criativa. Outra novidade: os pratos e lanches desenvolvidos por cada chef passará a integrar o cardápio dos restaurantes e lanchonetes do Sesc Rio. Veja abaixo onde os chefs estarão dando dicas para as pessoas, em atividades gratuitas. Também haverá um Festival de Receitas e um Seminário de Segurança Alimentar. No Sesc Madureira, serão ensinadas receitas que aparentemente parecem estranhas, mas que além de nutritivas, são saborosas. Como o assado de casca de chuchu, mousse de casca de manga, frango de árvore, caldo do talo de beterraba, geleia de alface, suco de mandioca, entre outras, que poderão ser degustadas pelo público. Estas e outras receitas são preparadas por cozinheiros capacitados e orientados pelo Sesc. A programação acontece entre os dias 20 e 24 de outubro, com entrada franca.

Estas atividades fazem parte do projeto Mesa Brasil Sesc, que está completando 15 anos e se consagra como uma das principais iniciativas sociais do gênero no estado. Iniciativa pioneira do Sesc Rio, o programa foi fundado no ano 2000 eune voluntários, empresas parceiras e instituições sociais na tarefa de levar cerca de 130 toneladas de alimentos por mês a 70 mil pessoas em situação de pobreza.  No Rio, o Mesa Brasil Sesc beneficia 315 entidades sociais, como asilos, creches e orfanatos, e conta com 28 empresas parceiras doadoras de produtos. No projeto, 70 voluntários selecionam os alimentos in natura, em embalagens adequadas ao transporte. Resumidamente, o Mesa Brasil articula ação entre quem doa alimentos (supermercados, empresas, indústrias, etc) e quem necessita (creches, asilos, etc). O resultado é o atendimento de milhares de pessoas necessitadas, o combate à fome e ao desperdício e a incorporação de hábitos mais saudáveis com o aproveitamento integral dos alimentos.

PROGRAMAÇÃO

Chefs – dias, horários e locais

Dia 20/10 (terça-feira), entre 11h e 14h

Grabriela Kapim, apresentadora do programa “Socorro! Meu Filho Come Mal”, do canal GNT, monta um cardápio a partir de alimentos saudáveis, oferecendo ao público uma receita de panqueca colorida e outros quitutes.

Sesc Engenho de Dentro.

Dia 21/10 (quarta-feira), entre 11h e 14h

O chef Rapha Hare ensina a preparar um especial hambúrguer vegetariano e sobremesa de goiaba.

Sesc Tijuca

Dia 22/10 (quinta-feira), das 11h às 14h

A chef Regina Tchelly traz ao público uma receita de salada crocante de olho de chuchu.

Sesc São Gonçalo

Dia 23/10 (sexta-feira), de 11h às 14h.

Izabel Alvares apresenta uma opção de hambúrguer cuja massa leva ingredientes como feijão branco e beterraba, além de maionese de talos.

Sesc Nova Iguaçu.

Seminário de Segurança Alimentar

Dia 22/10 (quinta-feira), entre 9h e 11h

O Seminário de Segurança Alimentar, no Sesc Madureira, com o tema “Alimentação Adequada como direito fundamental: desafios para garantir a efetivação e a contribuição do Mesa Brasil Sesc nesses 15 anos de atuação no Estado do Rio de Janeiro”. A proposta é valorizar a história e os marcos de sucesso durante a trajetória do projeto.

Festival de Receitas

Dia 22/10 (quinta-feira), às 14h

Com degustações para o público (700 pequenas porções). O Festival se destaca por uma série de receitas que apostam no programa de aproveitamento integral de alimentos do Sesc. O resultado são receitas criativas, nutritivas, saborosas e de baixo custo. Serão executadas oito receitas, que serão avaliadas por um júri.

No Sesc Madureira

Oficinas de horta caseira e a disponibilização de feira orgânica.

20/10: Sesc Engenho de Dentro

10h às 12h – Horta Caseira

10h às 17h – Feira Orgânica

21/10: Sesc Tijuca

10h às 12h – Horta Caseira

10h às 17h – Feira Orgânica

22/10: Sesc São Gonçalo

10h às 12h – Horta Caseira

10h às 17h – Feira Orgânica

23/10: Sesc Nova Iguaçu

10h às 12h – Horta Caseira

10h às 17h – Feira Orgânica

24/10: São Gonçalo e Engenho de Dentro

15h às 17h – Aproveitamento Integral dos Alimentos

Números do Mesa Brasil Sesc no Rio de Janeiro (entre janeiro e agosto de 2015):

Quilos de alimentos distribuídos – 940.202,53

Complementação de Refeições – 10.683.962

Média de Doadores mensais – 34

Instituições cadastradas – 315

Pessoas atendidas (média ano) – 42.782

Endereços e telefones:

– Sesc Engenho de Dentro – Endereço: Av. Amaro Cavalcanti, 1661

Tel.: (21) 3822-4830 / (21) 3822-9529

– Sesc Tijuca – Endereço: R. Barão de Mesquita, 539

Tel.: (21) 3238-2139

– Sesc São Gonçalo – Endereço: Av. Pres. Kennedy, 755

Tel.: (21) 2712-2342 / (21) 2712-3192

– Sesc Nova Iguaçu – Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá

Tel.: (21) 2797-3001

Perfis dos chefs

Gabriela Kapim

Nutricionista especializada em alimentação infantil. Trabalha com crianças há mais de 13 anos com o objetivo que elas cresçam com saúde e consciência alimentar. Seu lema para uma vida saudável é pensar na saúde sem esquecer das atividades físicas – e por isso já deu aula de capoeira para crianças. Atualmente, a nutricionista trabalha no canal GNT, como apresentadora do programa ‘’Socorro! Meu filho come mal’’. Lançou um livro que é um guia prático para a alimentação infantil de forma saudável e em parceira com Ana Abreu.

Rapha Hare

Raphael juntou a fome com a vontade de comer. Recém adepto do vegetarianismo, pegou emprestado 50 reais com a avó e investiu em um pequeno isopor, pão e carne de soja. Na velocidade da luz, pintavam na terra 8 hareburguinhos e o primeiro fast-food vegetariano da orla carioca. Hoje chega a vender 500 hambúrgueres de carne de soja por dia.

Izabel Alvares

É produtora de eventos no Rio de Janeiro. Gosta de cozinhar todos os dias com sofisticação, mas mantendo a simplicidade de ingredientes. A produtora de eventos foi a vencedora do reality show apresentado por Ana Paula Padrão, o ”MasterChef’’, da Band.

Regina Tchelly

Apoiada pela Agência de Redes para Juventude, ela criou o Favela Orgânica, iniciativa que oferece oficinas, capacitações e serviços em gastronomia alternativa e práticas sustentáveis, como a criação de hortas em comunidades pacificadas da cidade. Por este trabalho, ela tem se destacado como uma das empreendedoras sociais mais brilhantes e criativas do país, uma verdadeira missionária quando o assunto é o aproveitamento integral dos alimentos como estratégia de combate à pobreza e à fome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo