Robert Scheidt está na disputa dos melhores do mundo na Laser em Abu Dhabi

Etapa final da Copa do Mundo de Vela, a partir do dia 28, é aberta aos 20 primeiros colocados do ranking mundial da classe.

Scheidt na disputa entre os melhores do mundo em Abu Dhabi – Foto: Pedro Martinez/Sailing Energy/ISAF

Scheidt na disputa entre os melhores do mundo em Abu Dhabi – Foto: Pedro Martinez/Sailing Energy/ISAF

São Paulo (SP) – Em busca de aperfeiçoamento técnico para os Jogos do Rio 2016, Robert Scheidt disputará a etapa final da Copa do Mundo de Vela, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a partir do dia 28. A competição é restrita aos 20 primeiros colocados no ranking mundial de cada classe, resultando numa das disputas mais acirradas do ano.

“Decidi ir porque há poucas competições entre outubro e novembro, e é interessante aproveitar essa oportunidade de velejar contra os melhores do mundo, num local de ventos fracos e médios”, explica Scheidt.

Dono de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze), e 14 títulos mundiais, entre Laser e Star, o velejador ocupa é atualmente o 14º do ranking mundial da Laser. O australiano Tom Burton ocupa o primeiro lugar, seguido pelo compatriota Mathew Wearn e o croata Tonci Stipanovic. Além deles, a disputa em Abu Dhabi deverá contar também com o cipriota Pavlos Kontides (4º), o alemão Philipp Buhl (5º) e o inglês Nick Thompson (6º), entre os adversários do brasileiro. “Teremos uma flotilha pequena e de altíssima qualidade, algo muito bom para manter a concentração.”

A curta duração da competição, com três dias de regatas mais a medal race, também é apontada como fator positivo para Scheidt. “Poderei analisar com detalhes o que aconteceu em cada prova, e onde preciso melhorar”, diz o velejador, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex, Deloitte e Audi, com os apoios de COB e CBVela. Scheidt encerrará a temporada 2015 com a disputa da Copa Brasil, em dezembro. A competição deverá contar com todos os velejadores em preparação para os Jogos de 2016.

Preparação para os Jogos do Rio 2016 – Foto: Jesus Renedo/Sailing Energy/ISAF

Preparação para os Jogos do Rio 2016 – Foto: Jesus Renedo/Sailing Energy/ISAF

Maior atleta olímpico brasileiro

Laser
Onze títulos mundiais – 1991 (juvenil), 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002*, 2004 e 2005 e 2013

*Em 2002, foram realizados, separadamente, o Mundial de Vela da Isaf e o Mundial de Laser, ambos vencidos por Robert Scheidt

Três medalhas olímpicas – ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000
Star
Três títulos mundiais –
2007, 2011 e 2012*

*Além de Scheidt e Bruno Prada, só os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode venceram três mundiais velejando juntos, na história da classe
Duas medalhas olímpicas – prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012

Mais informações em www.robertscheidt.com.br

Twitter: @robert_scheidt

Facebook: Robert Scheidt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo