Atentados e explosões deixam pelo menos 86 mortos e 102 feridos em Ancara, capital da Turquia

Imagem extraída de um vídeo mostra o momento exato da explosão que matou 86 pessoas em Ancara, na Turquia, na manhã deste sábado (10/10) – Foto: DOKUZ 8 - VIDEO GRAB/ AFP PHOTO

Imagem extraída de um vídeo mostra o momento exato da explosão que matou 86 pessoas em Ancara, na Turquia, na manhã deste sábado (10/10) – Foto: DOKUZ 8 – VIDEO GRAB/ AFP PHOTO

Uma série de atentados causou a morte de pelo menos 86 pessoas em Ancara, capital da Turquia, na manhã deste sábado (10/10), e deixou outras 102 feridas. Os ataques e as explosões ocorreram durante uma manifestação pela paz convocada por sindicatos e conselhos profissionais.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o número de mortes deve aumentar nas próximas horas, porque dezenas de feridos encontram-se em estado muito grave, e suas chances de sobreviver são mínimas.

O Ministério da Saúde da Turquia informou que os feridos foram socorridos com a máxima rapidez, e que eles foram levados de ambulâncias para hospitais próximos, que ficam lotados.

As autoridades turcas informaram que duas explosões ocorreram simultaneamente, por volta das 07h15min (horário local) e as 04h15min (horário de Brasília), logo após início da manifestação “Paz, Trabalho e Democracia”, que se concentrava nos arredores da Estação Central de Ancara.

Por precaução, o transporte público na região foi suspenso, e todas as pessoas estavam no local, e que não ficaram feridas, tiveram que sair rapidamente. Todas, no entanto, foram identificadas.

Equipes de emergência e policiais foram imediatamente para o local das explosões, que foi isolado. Somente viaturas dos bombeiros, da polícia, e ambulâncias puderam entrar.

Atentados e explosões ocorridas na manhã deste sábado (10/10) causaram a morte de pelo menos 86 pessoas em Ancara, capital da Turquia – Foto: Fatih Pinar/AFP Photo

Atentados e explosões ocorridas na manhã deste sábado (10/10) causaram a morte de pelo menos 86 pessoas em Ancara, capital da Turquia – Foto: Fatih Pinar/AFP Photo

As autoridades policiais turcas acreditam que as duas explosões foram causadas por terroristas suicidas. Restos de corpos humanos foram encontrados próximo ao local da bomba.

Um jornalista da Agência Efe, que se encontrava no local, e que não ficou ferido, disse ter visto no chão restos humanos.

A manifestação de hoje, na qual eram esperados milhares de participantes, também tinha como objetivo protestar contra o aumento da violência nas regiões de minoria curda da Turquia.

A violência no país aumentou significativamente desde a ruptura do cessar fogo entre a guerrilha curda do Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK – sigla em curdo), e o Exército da Turquia. Desde então, centenas de pessoas já morreram em vários ataques, atentados e combates.

Com informações das Agências Reuters, EFE e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo