Em evento histórico, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras empossará nova imortal

A Escritora Ileides Muller assumirá a Cadeira nº 40.

Escritora Ileides Muller – Foto: Divulgação

Escritora Ileides Muller – Foto: Divulgação

De acordo com o calendário estabelecido pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), será na próxima noite de 02/10 (sexta-feira), às 19h30min, no Auditório da OAB-MS – Av. Mato Grosso, 4700, Campo Grande – a posse solene da acadêmica (recentemente eleita para a Academia) Ileides Muller. A nova imortal, que assumirá a Cadeira nº 40, será saudada na ocasião, em nome da Academia, pelo acadêmico escritor Rubenio Marcelo.

Na cerimônia, também será empossado um novo membro correspondente da ASL: o escritor (e membro da Academia Mato-Grossense de Letras – AML) Eduardo Mahon, que reside em Cuiabá/MT.

Sessão histórica – Com presenças de acadêmicos das duas Academias estaduais (ASL e AML) a solenidade marcará a segunda Sessão Conjunta da história das duas coirmãs Casas de Letras (a primeira Sessão Conjunta aconteceu em Cuiabá, em 10/09 p.p., quando o acadêmico Rubenio Marcelo tomou posse como membro correspondente da Academia Mato-Grossense de Letras). A AML possui 94 anos de fundação e a ASL comemorará 44 anos em 30/10 do corrente ano.

Na pauta da solenidade, aberta aos convidados, haverá uma breve apresentação cultural e a participação especial da cantora e musicista Lenilde Ramos.

A nova imortal da ASL – Residente em Campo Grande, poeta escritora e advogada, Ileides Muller já publicou 9 livros, sendo: 5 de poesia, 2 biográficos, 1 de contos e crônicas (este em coautoria) e 1 infantil. Tendo a poesia como um dos pontos fortes da sua literatura, Ileides vai juntar-se a outras grandes poetas que já compõem a Academia, reforçando a feminina  produção em versos da entidade máxima da Literatura estadual de MS. Defensora da arte literária eclética, também professora de declamação, formada em Pedagogia, com pós-graduação em Metodologia de Ensino, Ileides possui várias premiações literárias, dentre as quais, 1º lugar do Concurso Pérolas da Literatura (Guarujá/SP), Concurso Contos e Poesias “Paulo Setúbal” (Tatuí/SP), Prêmio Araucária de Literatura (Campos do Jordão/SP), Concurso de Crônicas de Ponta Grossa/PR, 2011, e outros.

A Cadeira nº 40 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, que terá Ileides Muller agora como a ocupante, pertenceu anteriormente ao saudoso escritor mato-grossense Lenine Póvoas, que também integrou a Academia Mato-Grossense de Letras.

Registrando, ao longo da sua existência, atuações marcantes voltadas para a defesa do vernáculo e o cultivo da autêntica arte literária, a ASL mantém criterioso processo seletivo para eleição de seus ‘imortais’. Com 40 Cadeiras vitalícias, a entidade – que comemorará, em 30/10 deste ano, 44 anos de fundação – tem por finalidade também realizar estudos dos problemas de interesse cultural que preocupam o mundo contemporâneo, buscando o congraçamento e a maior aproximação entre os legítimos representantes da cultura nacional e estadual. A ASL possui página na internet no endereço: www.acletrasms.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo