Tarde divertida marca entrega do projeto Comboio Mágico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Naviraí (MS) – O projeto Comboio Mágico foi entregue na sexta-feira, 25 de setembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Carlos Silva, no Jardim Paraíso. Numa tarde cheia de diversão, os alunos da escola e demais participantes puderam conhecer o ônibus biblioteca e participar de diversas atividades recreativas.

A iniciativa da biblioteca itinerante surgiu em junho de 2014 dentro do Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina, (PDLF) promovido pela Copasul e Bayer. O curso, voltado para cooperadas e/ou esposas de cooperados tinha o objetivo de desenvolver o espírito cooperativista e o papel da mulher na sociedade. As participantes foram desafiadas a realizar um projeto social de impacto na sociedade. Dessa maneira, um dos grupos formados foi o “Amigas da cultura”, composto por Anna Maura Flores, Loriane Mansano, Luciane Horvath e Vera Antonini. Pensando em incrementar a educação fundamental surgiu a ideia de desenvolver uma biblioteca alternativa que ajudaria no desenvolvimento e acesso à cultura. As mulheres foram atrás de parceiros para a transformação de um ônibus que já estava sem uso, em uma biblioteca itinerante. Com muitas parceiras entre Lions Clube, que é um dos idealizadores do projeto, Prefeitura Municipal, e patrocinadores, a carcaça do ônibus foi ganhando vida. A Prefeitura fez a cessão de uso e agora, com a entrega, o ônibus transformado, volta ao município, onde percorrerá diversas escolas com atividades multidisciplinares.

Durante o andamento do projeto também foi realizado um concurso de redação que envolveu todas as escolas da rede municipal. Na entrega do Comboio aconteceu o anúncio das 3 redações premiadas. A vencedora foi a aluna Kemili Vitória Alves da Silva, do 3º ano B da Escola Professor José Carlos da Silva. A sua Professora, Lucilente da Silva Rocha, também foi homenageada.

O Comboio é climatizado e equipado com som, mesas, cadeiras, conjunto de fantoches, jogos educativos além de 1500 livros. Na entrega, estiveram presentes do Prefeito, Léo Matos, Vereadores Municipais, Diretoria da Copasul, entre eles o Superintendente, Gervasio Kamitani e o Presidente, Sakae Kamitani, o Gerente da Educação, Ciro José Toaldo, o Presidente do Lions Clube de Naviraí, Luiz Henrique de Almeida Bruno; O representante dos patrocinadores, Paulo Assis e representante dos patrocinadores dos prestadores de serviço, Tadeu Pittas, o professor do curso, Jeferson Machado, representando os docentes de todo o município de Naviraí, a Diretora da Escola, Geiliane Salles Teixeira, entre outros.

Emocionadas, as integrantes do grupo Amigas da Cultura destacaram a importância do Comboio na disseminação da cultura entre as crianças do município. “Queremos que a iniciativa não fique apenas na finalização do projeto Comboio Mágico, mas que sejam feitas permanentemente campanhas de incentivo à leitura, para que o Naviraiense de todas as idades possa desfrutar dos benefícios e prazeres que a literatura pode proporcionar ao ser humano. Quando partimos para a concretização do projeto nos deparamos com problemas até então inimagináveis, como problemas no motor, funilaria, pintura e burocracia na documentação. Entretanto a perseverança para a realização do projeto foi imperiosa e resultou no sucesso da iniciativa. Entregamos este projeto concluído à Administração Municipal, através da Gerência de Educação e Cultura que dará continuidade a um sonho que hoje se torna realidade”, disseram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo