Altobeli Santos vence Brazil Run Series/Circuito Caixa em Ribeirão Preto (SP)

A queniana Delvine Meringor foi a campeã feminina, com recorde da disputa. Maria Aparecida Ferraz foi a terceira colocada e melhor brasileira.

Altobeli vence – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Altobeli vence – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Ribeirão Preto (SP) – Paulista de Catanduva, Altobeli Santos levou o interior do Estado ao topo do pódio do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (27), em Ribeirão Preto. Na elite feminina, o domínio foi estrangeiro, com a queniana Delvine Meringor estabelecendo o novo recorde da prova e a colombiana Muriel Paredes na vice-liderança. Maria Aparecida Ferraz, terceira colocada, foi a melhor brasileira na classificação.

Mais de 2.000 competidores ocuparam as ruas de Ribeirão Preto, e foram brindados com a presença de um caminhão-pipa, que ajudou a enfrentar o calor típico da cidade. A prova teve novos percursos de 5 km e 10 km, com largada na Av. Av. Heráclito Fontoura Sobral Pinto no bairro Quinta da Primavera, também conhecido como região dos Condomínios Guaporé.

Wellington e Altobeli – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Wellington e Altobeli – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Vencedor na elite masculina, Altobeli Santos fez em Ribeirão Preto sua primeira prova após o sexto lugar nos 5.000 m dos Jogos Pan-Americanos de Toronto/2015, em julho. “Meu foco é a Corrida de São Silvestre. Então, comecei a treinar em corridas mais longas. Posso dizer que comecei de maneira excelente”, brincou o atleta. Altobeli cruzou a linha de chegada 20 segundos à frente do queniano Paul Kimutai, que conta quatro vitórias no Brazil Run Series/Circuito CAIXA. O paulista já havia sido o vice-campeão na cidade em 2013.

Liderança assegurada – Com o terceiro lugar em Ribeirão Preto, o pernambucano Wellington Bezerra da Silva segue na liderança do Ranking CBAt/CAIXA de corrida de rua, com uma vantagem ainda mais confortável sobre o vice-líder, Sivaldo Viana. “Só não pude participar de uma das etapas deste ano e, apesar de não ter vencido hoje, não poderia estar mais feliz com minha colocação”, completou. Com foco na São Silvestre, Wellington acredita que o Circuito CAIXA é uma ótima maneira de treinar e descobrir os pontos fortes e fracos de si mesmo para a competição em dezembro.

Delvine, campeã – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Delvine, campeã – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Recorde feminino – Campeã entre as mulheres, a queniana Delvine Relin Meringor estabeleceu o novo recorde da prova, com 34min23, diminuindo em 25 segundos o tempo feito por Fabiana Cristine da Silva em 2005. “Não poderia estar mais feliz, mas mal terei tempo de comemorar. Voltarei para o Quênia, onde treinarei para a corrida de São Silvestre no final de dezembro em São Paulo”, explicou Delvine, campeã também na etapa de Brasília do circuito. A queniana considerou o clima brasileiro muito úmido. “Foi bom ter vindo competir aqui antes de correr a São Silvestre, para me preparar melhor e saber um pouco mais sobre o clima e as adversárias que enfrentarei”, disse.

Maria Aparecida Ferraz também teve motivos de sobra para comemorar a medalha. Além de ser a primeira colocada brasileira na prova, subiu para a quarta posição no ranking geral da CBAt/CAIXA com os pontos somados em Ribeirão – os dez melhores de todo o circuito deste ano garantem, automaticamente, um patrocínio específico para 2016.

“O novo percurso estava difícil, por isso tive que correr com inteligência para alcançar o resultado desejado. Minha meta era ficar entre as cinco primeiras”, comenta a jovem de 25 anos, estreante em Ribeirão Preto. Maria Aparecida Ferraz entrou na disputa do Circuito CAIXA de 2015 na metade do ano, na etapa de Fortaleza, dia 2 de agosto.

Mais de 2.000 competidores – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Mais de 2.000 competidores – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Resultados

Feminino:

  1. Delvine Relin Meringor(Luasa Sports/CAIXA) – 34min23
  2. Muriel Coneo Paredes (Luasa Sports/CAIXA) – 36min14
  3. Maria Aparecida Ferraz (Luasa Sports/CAIXA) – 36min24
  4. Rejane Ester Bispo da Silva (Filé e Márcia Narloch) – 36min39
  5. Luzia de Souza Pinto (FEAC/Franca) – 36min51

Masculino:

  1. Altobeli Santos da Silva (Matilat Nardine/Arpa SML) – 30min21
  2. Paul Koech Kimutai (Luasa Sports/CAIXA) – 30min41
  3. Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro EC) – 31min03
  4. Carlos Oliveira Santos (Pé de Vento/CAIXA) – 31min35
  5. Eliezer de Jesus Santos (Filé e Márcia Narloch) – 31min47
Disputa feminina – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Disputa feminina – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA – Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve sete etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9) e Ribeirão Preto (27/9). Na sequência, vai a Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Ribeirão Preto, conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria de Esportes e da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), além da supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação Paulista de Atletismo.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br

Twitter: @CircuitoCaixa

Facebook: circuitocaixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo