Farmacêuticos oferecem atendimento à população nesta sexta-feira

Conselho também disponibiliza pontos para descarte correto de medicamentos vencidos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Dia 25 de setembro é reconhecido pela FIP (International Pharmaceutical Federation) como Dia Internacional do Farmacêutico, no entanto, para Campo Grande a data tem peso maior desde que estabelecido pela Câmara de Vereadores, o dia 25 como Dia Municipal do Farmacêutico, em 2011.

Para celebrar a data, o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) estará nesta sexta-feira, 25, com um consultório farmacêutico no shopping Norte Sul, onde a população poderá se consultar com os profissionais e fazer teste de glicemia e pressão arterial. A ação ocorrerá das 10h às 22h.

O objetivo da “Ação Saúde” é mostrar para a sociedade como o farmacêutico pode ajudar a população. Com as resoluções 585 e 586 do CFF (Conselho Federal de Farmácia) este profissional passar a ter uma nova forma de atuação, podendo prescrever medicamentos livres de prescrição médica.

Mais do que prescrever medicamentos, nesse novo modelo de “farmácia clínica” a população pode procurar um farmacêutico para se consultar. O profissional tem conhecimento para fazer um primeiro atendimento e se necessário encaminhar para um médico.

“É importante que não só o cidadão como o médico conheçam a função e a importância desse novo profissional: o farmacêutico prescritor e clínico auxiliará tanto a pessoa que precisa de orientações como o médico, fazendo triagens, auxiliando na adesão ao tratamento e na farmacoterapia prescrita. Nossa história começa a ser reescrita”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

A ideia é mostrar que o farmacêutico é o agente de saúde mais perto da população. Essa nova atuação do profissional chega para suprir uma lacuna na saúde. “A população pode procurar um farmacêutico para se consultar e avaliar sua saúde. Acreditamos que essa medida facilitará o acesso da população à saúde”, declara a diretora do CRF/MS, Kelle Slavec.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Descarte de Medicamentos

O CRF/MS também está realizando uma campanha para o descarte correto de medicamentos vencidos. Por meio de parceria com a empresa Bio Access, que fará a incineração dos medicamentos recolhidos, serão disponibilizados três pontos de coleta.

Durante a ação do dia 25 no shopping Norte Sul estará disponível uma “bombona” para o descarte de medicamentos.

Desde segunda-feira, 21, até a próxima sexta-feira, 25, a população também poderá depositar os medicamentos vencidos na Rádio Blink 102, localizada na rua Bahia com a Av.Afonso Pena. Em uma parceria com a rádio, a campanha será realizada durante toda esta semana, sendo que no Dia D da ação, 22, membros da diretoria e acadêmicos farão a distribuição de folders informativos, além de orientações à população.

Mas, o principal ponto é a sede do CRF/MS, localizada na Av. Rodolfo José Pinho, 66, onde uma “bombona” estará permanentemente no local para o descarte correto dos medicamentos.

Informações sobre Descarte de Medicamentos

Responsável por até 3% do total de resíduos sólidos urbanos, os de saúde podem ser considerados um dos maiores desafios das administrações municipais.

Dentro dos produtos considerados resíduos de saúde, estão medicamentos vencidos. Uma das maiores preocupações da atualidade é quanto à destinação ambientalmente correta deste resíduo que apresenta duplo risco à sociedade: risco à saúde pública e às populações, e risco ao meio ambiente. Pesquisas indicam que 90% da população descarta medicamentos vencidos no lixo doméstico ou no vaso sanitário. E se não forem descartados, os medicamentos representam riscos dentro das casas. A estimativa é de que 80% dos medicamentos vencidos estejam nas residências, onde a população está sujeita à automedicação e à intoxicação.

O descarte errado de medicamentos acarreta na degradação ambiental do solo e a contaminação das águas superficiais e subterrâneas e se tornam responsáveis pelo agravo de doenças que podem atingir a população, principalmente no aparecimento das bactérias multirresistentes. As Estações de Tratamento de Água são incapazes de remover os medicamentos eventualmente presentes e dissolvidos na água coletada e assim, a população toda vez que toma água, acaba ingerindo pequenas quantidades de hormônios, antibióticos, antihipertensivos e outros medicamentos.

Fonte: Comunic.Ativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo