Primeiro polo de desenvolvimento da região, Corumbá (MS) completa 237 anos de história

Unidade da Votorantim Cimentos em Corumbá tem forte compromisso com o desenvolvimento local desde a década de 1950.

Fábrica de cimento da Votorantim em Corumbá (MS) – Foto: Divulgação

Fábrica de cimento da Votorantim em Corumbá (MS) – Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira, 21 de setembro, a cidade de Corumbá (MS) completa 237 anos. Conhecido como o maior município pantaneiro, Corumbá é também considerada o primeiro polo de desenvolvimento da região, contando com empresas de diversos segmentos que contribuem para o fortalecimento da economia local, como a Votorantim Cimentos. Com 63 anos de operação em Corumbá, a fábrica marcou o início da industrialização no Mato Grosso do Sul, sendo inaugurada pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek.

Construída às margens do Rio Paraguai entre 1952 e 1955, com mais de 23 mil m2, a Votorantim Cimentos em Corumbá trabalha a pleno vapor, com produção anual de 300 mil toneladas de cimento e operação 24 horas por dia, gerando 300 empregos diretos e indiretos. Os funcionários e a maioria de seus fornecedores são moradores da comunidade local. A produção do cimento da marca Itaú é destinada a atender todo o Estado. A unidade também produz brita para atender o mercado da construção civil.

Ao longo das últimas seis décadas, a Votorantim Cimentos em Corumbá passou por constantes processos de modernização, sempre buscando o ganho na produtividade e redução dos impactos ambientais na região. Em 2011, por exemplo, a fábrica recebeu novos filtros para controle de emissão e ganhou uma bacia para reaproveitamento de água, além do monitoramento das emissões e queimas e reaproveitamento de rejeitos.

Além disso, para contribuir com a preservação dos recursos hídricos e colaborar com o consumo consciente da água, a fábrica elaborou um mapeamento e plano de ação para vazamentos críticos, além de adquirir cinco hidrômetros certificados para controlar o volume de água consumida. A empresa ainda revitalizou a lagoa de reutilização de água industrial, com a limpeza do sistema e instalação de duas novas bombas-motores para facilitar a transferência da água já utilizada de volta para o processo produtivo. Um hidrômetro também foi instalado para monitorar o volume reaproveitado. Com a medida, a empresa obteve resultados significativos. No acumulado dos três primeiros meses de 2015, em comparação ao mesmo período de 2014, a queda na utilização de água industrial foi de mais de 40%.

Desenvolvimento local

Convicta da importância de sua atuação em prol do desenvolvimento sustentável das localidades em que atua, a Votorantim Cimentos também investe em projetos para beneficiar a comunidade local. A empresa participa de ações de combate à dengue, foi responsável pela construção da Casa do Acolhimento e, entre 2012 e 2013, apadrinhou o projeto Atleta do Futuro, desenvolvido pelo Sesi. A unidade foi parceira na construção do Museu de História do Pantanal (Muhpan) e é apoiadora do Projeto Muhpan Itinerante – Sons e Tons, que leva exposições, oficinas de artes plásticas, de artes dramáticas e de artesanato às escolas, associações e comunidades. A Votorantim Cimentos também estimula o acesso ao esporte, à cultura e ao lazer, no contraturno escolar, com atividades de formação complementar à educação formal, por meio do Programa VIA.

Outra iniciativa da empresa é o Programa de Apoio à Gestão Pública. Criado em 2012, pelo Instituto Votorantim e BNDES, em parceria com as empresas do Grupo Votorantim, tem como objetivo, contribuir para a modernização da gestão pública e a redução de déficits de infraestrutura em municípios com negócios da Votorantim. Em Corumbá, a Prefeitura Municipal recebe apoio do Programa de Apoio à Gestão Pública para a construção do Plano de Mobilidade Urbana e Rural. A Votorantim Cimentos realiza ainda o projeto Engaja, que consiste em realizar ações em diversas áreas, em parceria com o governo e empresas.

 “No aniversário de Corumbá, reafirmamos a nossa presença no cenário industrial do município, com uma atuação competitiva, pautada pela eficiência e pela inovação, sendo também uma empresa comprometida em contribuir com o desenvolvimento social da comunidade em que está inserida”, afirmou o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Corumbá, Luis Jorge Maingon Velasco.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Fonte: Oficina da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo