Investir no Sicredi é seguro e rentável

Fitch eleva ratings do Banco Sicredi.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Há inúmeras vantagens em ser em associar a uma cooperativa de crédito, como taxas competitivas, participação nos resultados e nas decisões da cooperativa. As cooperativas do Sistema Sicredi oferecem diversos serviços e produtos como conta-corrente, cartões, previdência, consócio, seguro, câmbio, pagamentos, recebimentos e investimentos.

No Sicredi há diversas opções de investimentos que vão desde a poupança, como aplicações financeiras e fundos de investimentos. E na hora de escolher em qual instituição aplicar seu dinheiro, a credibilidade e segurança são primordiais.  O Sicredi é um sistema de crédito e suas cooperativas são donas de um banco, que presta uma série de serviços aos cooperados.

A Fitch Ratings elevou os ratings nacionais do Banco Cooperativo Sicredi S.A. (Banco Sicredi).  O Rating Nacional de Longo Prazo foi elevado para ‘AA+(bra)’ (AA mais (bra)), de ‘A(bra)’, Perspectiva Estável. E o Rating Nacional de Curto Prazo passou para ‘F1+(bra)’ (F1 mais (bra)), de ‘F1(bra)’.

O aumento dos ratings nacionais do Banco Sicredi reflete o fato de a Fitch ter começado a utilizar, em sua análise, o balanço combinado do Sistema Cooperativo Sicredi (Sistema Sicredi), conforme a metodologia da agência.

Segundo o Assessor de Negócios da Sicredi União MS/TO, Marcus Vinícius Nogueira, essa nota é um selo de segurança, pois mostra que a empresa é segura e também saudável no curto e no longo prazo. “Ter esta nota por uma das agências mais respeitadas do mundo, mostra a credibilidade do Sicredi, é um orgulho pra nós ser categoria A, pois é um grau bastante elevado e respeitado no mercado financeiro”, explica.

A estrutura destes sistemas é composta por estratégia, marca, políticas e controles de riscos e liquidez centralizados, padronizados e estatutários, que implicam alta fungibilidade da liquidez e do capital entre os membros do grupo — o que favorece a utilização desta abordagem, especialmente pela existência de informações financeiras completas, em base consolidada.

O Sistema Sicredi possui, ainda, sete fundos garantidores e um sistema de garantia solidária, que fortalece o suporte mútuo entre as entidades do sistema. O Banco Central do Brasil (Bacen) supervisiona o sistema como um grupo financeiro e as cooperativas individualmente, seguindo os mesmos procedimentos dos grupos bancários.

Os demonstrativos financeiros do Sistema Sicredi foram publicados pelo segundo ano consecutivo. O balanço combinado do sistema inclui os números das cooperativas, além dos do banco e de suas subsidiárias. O balanço do sistema é mais completo e robusto que o do banco, pois inclui toda a cadeia do sistema cooperativo.

Fazer investimentos no Sicredi vai além das taxas competitivas e das sobras que são adicionais, ainda há o fomento do desenvolvimento rural e comercial na comunidade onde a Cooperativa está inserida, pois os recursos depositados no Sicredi são reinvestidos na região, fortalecendo a economia local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo