Exposição de fotos e documentos históricos homenageiam o aniversário de Rio Brilhante (MS)

Comemorando o aniversário de Rio Brilhante, Arquivo Público chega a cidade com fotografias e documentos históricos da Cia. Matte Laranjeira.

Cia Matte Larangeira – Foto: Arquivo de Rio Brilhante/ Divulgação

Cia Matte Larangeira – Foto: Arquivo de Rio Brilhante/ Divulgação

Campo Grande (MS) – A “pequena cativante” Rio Brilhante comemora 86 anos e a “Exposição Itinerante Cia Matte Larangeira: Fragmentos da história de MS” chega a cidade pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul com o apoio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer do Município (FUNCERB). Na próxima segunda-feira (21 de agosto), a exposição ficará aberta ao público na Câmara Municipal.

A mostra reúne fotografias e documentos históricos que revelam um panorama do que a Companhia representou no ciclo histórico do Estado. Todo o acervo documental e de imagens é mantido pelo Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura responsável pela catalogação e guarda de documentos históricos estaduais. A exposição já passou por várias cidades do Estado, como Maracaju, Corumbá, Ponta Porã, Amambai e Aquidauana, tendo atraído o olhar de mais de cinco mil pessoas, principalmente de estudantes que acabam por conhecer um pouco mais sobre a história do Estado.

Cia Matte Larangeira – Foto: Arquivo de Rio Brilhante/ Divulgação

Cia Matte Larangeira – Foto: Arquivo de Rio Brilhante/ Divulgação

O primeiro ciclo econômico da porção sul de Mato Grosso, que se iniciou por volta de 1890, se deu por conta da Companhia Matte Larangeira. A exposição recupera parte da história de um dos mais importantes movimentos econômicos da região, que viria a se tornar Mato Grosso do Sul oito décadas depois.

A Cia. Matte Larangeira foi uma empresa que teve início em 1891, quando Thomaz Larangeira associa-se ao Banco Rio e Mato Grosso e juntos fundam a Companhia, que extraía a erva mate no Brasil e vendia a Francisco Mendes Gonçalves, na Argentina, que mais tarde tornou-se sócio presidente da Cia. Essa empresa foi responsável por um grande impulso na economia e desenvolvimento da região sul de Mato Grosso.

Para a coordenadora de Turismo da FUNCERB, Rosely Numata, a Cia Matte Laranjeira, foi relevante principalmente para a economia do município, a vinda da exposição que também faz parte dos eventos que serão realizados em comemoração ao aniversário da cidade, que acontece em 26 de setembro, também será uma forma de resgatar a história de Rio Brilhante, “queremos trabalhar a questão histórico cultural, já que muita gente desconhece momentos históricos da cidade”, frisa Numata.

Com o início da exposição, a FUNCERB irá lançar o “I Concurso de Fotografia de Rio Brilhante – Múltiplos olhares sobre o patrimônio cultural”, a ideia é criar acervos com as fotos do patrimônio histórico material e imaterial do município como forma de fomentar a educação patrimonial.

Serviço: “Exposição Itinerante Cia Matte Larangeira: Fragmentos da história de MS” ficará aberta a partir da próxima segunda-feira (21 de setembro) à 28 deste mês, (segunda-feira das 13h às 16h e terça a sexta-feira, das 8h às 12), na Câmara Municipal de Rio Brilhante, localizada na rua Athayde Nogueira, 1207. Mais informações pelo fone (67) 3452-7391.

Fachada do antigo prédio da sede administrativa da Cia. Mate Laranjeira, que hoje está submerso pelo Lago de Itaipu em imagem de 1982 – Foto: Divulgação

Fachada do antigo prédio da sede administrativa da Cia. Mate Laranjeira, que hoje está submerso pelo Lago de Itaipu em imagem de 1982 – Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo