9ª Primavera de Museus começa na próxima segunda-feira

Museu de Arqueologia da UFMS em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Museu de Arqueologia da UFMS em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Campo Grande (MS) – Começa na próxima segunda-feira (21) a 9° Primavera de Museus, que esse ano tem o tema “Museus e Memórias Indígenas”. Serão seis dias dedicados a promoção, divulgação e valorização dos museus brasileiros.

A Primavera dos Museus acontece anualmente desde 2007 e é uma ação conjunta de instituições museológicas de todo o país com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. Aqui em MS é organizado pelo Sistema Estadual de Museus, vinculado à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de MS ligada à Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Governo de Estado de MS. O evento conta com parcerias como o Iphan, Museu das Culturas Dom Bosco, Casa da Ciência da UFMS, Museu de Arte Contemporânea, Museu da Imagem e do Som, Museu de Arqueologia da UFMS, Biblioteca Pública Isaías Paim. Confira a programação e participe!!

A abertura será no dia 21 às 19h no Memorial das Culturas Apolônio de Carvalho, com exposições, palestras, oficina lúdica para crianças, apresentação musical com a Camerata Dedilhada da UFMS e observação do céu com a Casa da Ciência da UFMS. As ações da Primavera de Museus serão realizadas no Memorial da Cultura e nas Instituições Culturais parceiras. As atividades são gratuitas e ocorrem durante toda a semana.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67)3316-9163. Essa atividade é uma realização do Governo Estadual de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia – SECTEI, Fundação de Cultura de MS/ Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.

Museu de Arqueologia da UFMS em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Museu de Arqueologia da UFMS em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Confira abaixo a programação completa:

Programação Primavera de Museus: Museus e Memória Indígena

21/09/15 Segunda-feira

Local: Fernando Corrêa da Costa, 599. Memorial da Cultura “Apolônio de Carvalho”. Térreo. Informações (67)3316-9155

18h Oficina – Construindo um calendário solar indígena. Idade sugerida: 02 a 09 anos (abaixo de 06 anos, com auxílio de um responsável). Local: 2º andar. Biblioteca Isaías Paim.

19h Abertura Oficial da Primavera de Museus.

Camerata Madeiras Dedilhadas – Universidade Federal de MS. Regência Marcelo Fernandes.

Local: Térreo, Território Ocupado.

19h30 Aberturas de Exposições

Exposição “Nosso céu: nossa história, inspirada nos conhecimentos astronômicos indígenas brasileiros” – Casa da Ciência/ UFMS

Local: Térreo, Território Ocupado.

Exposição “Unidade Guaicuru” e artesanato indígena.

Local: Térreo, Território Ocupado.

20h Abertura de Exposição

Exposição de longa duração no Museu de Arqueologia da UFMS – MuArq.

Local: 1º andar, Sala de exposições.

20h30 Abertura de Exposição

 Exposição Projeto d Mita Porã

Local: 3º andar, Sala de Exposição do Museu da Imagem e do Som de MS

21h

Observação do céu com telescópios – Casa da Ciência/ UFMS.

Local: 6º andar, Terraço.

22/09/15 terça-feira

Local: Museu de Arte Contemporânea de MS. MARCO. Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Carandá Bosque. Informações (67)3326-7449.

9h às 11h

Palestra: “O Ibram e a Museologia Social”. Convidada: Raquel Teixeira – Chefe da divisão de Museologia Social/Coordenação de Museologia Social e Educação – COMUSE/Departamento de Processos Museais – DPMUS/Ibram/MinC.

14h às 17h

Roda de conversa sobre “Museu, Memória e Cidadania”, com a participação do representante do Ponto de Memória do Taquaril(MG) e consultor do Programa Pontos de Memória, Wellington Pedro, e do representante do Museu de Favela – MUF(RJ), Sydney Tartaruga.

23/09/15 Quarta-feira

Local: Fernando Corrêa da Costa, 599. Memorial da Cultura “Apolônio de Carvalho”.

09h

Palestra: “O projeto Casas do Patrimônio do Iphan e sua contribuição na preservação e valorização do Patrimônio Cultural”. Convidados: João Henrique dos Santos – Chefe da Divisão Técnica | Superintendência do IPHAN em Mato Grosso do Sul e Sara Bernal – Museóloga IPHAN/MS.

Local: 3° andar, Museu da Imagem e do Som de MS – MIS. Informações (67)3316 – 9178.

24/09/15 Quinta-feira

Local: Museu das Culturas Dom Bosco – MCDB. Av. Afonso Pena,7000 – Parque da Nações Indígenas. Informações: (67)3326-9178

8h30 às 10h30

Ações educativas do programa de visitas com escola agendada no Museu das Culturas Dom Bosco.

14h às 16h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo