Para implantação de clínica farmacêutica no SUS, servidores de Campo Grande (MS) fazem curso de capacitação

Farmacêuticos da rede municipal de saúde participam nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, de um curso sobre “Farmácia Clínica” em Campo Grande.  O evento é oferecido pelo CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) e será realizado no auditório da Faculdade Estácio de Sá.

O objetivo da palestra é preparar os profissionais da rede pública para o novo momento da profissão. Com as resoluções 585 e 586 do CFF (Conselho Federal de Farmácia), o farmacêutico passa a prescrever medicamentos livre de prescrição médica. Com isso, o profissional precisa consultar o paciente, fazer anamnese, para indicar o melhor tratamento.

“Tivemos um grande avanço na atuação do farmacêutico, como farmacêutico Clínico. É importante que seja feito com boas práticas da prescrição e que tenha conhecimento em: fisiopatologia, semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica e farmacologia terapêutica. Esta é uma realidade que precisamos incentivar e mostrar que é possível”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

A ideia é que a Prefeitura também possa promover a implantação da clínica farmacêutica no setor público, gerando melhoria na qualidade do atendimento aos usuários do SUS. O curso será ministrado pela consultora do Conselho Federal de Farmácia, Dra. Thais Teles que também é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR.

O curso oferecido pelo CRF/MS faz parte de uma série de ações desde o acordo firmado em junho com a Prefeitura de Campo Grande, que teve como objetivo regularizar as farmácias públicas do município. No mês de agosto, 53 estabelecimentos já receberam as certidões de regularidade e agora o Conselho promove esta qualificação aos profissionais da rede pública.

As palestras acontecem no auditório da Faculdade Estácio de Sá, R. Venâncio Borges do Nascimento, 377 – Jardim TV Morena, divididas em dois dias para poder atender todos os profissionais da rede. No dia 15, a palestra será das 14h às 17h. E repetida no dia 16, das 8h às 11h30.

Fonte: Comunic.Ativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo