Avalanche deixa pelo menos 7 mortos e 1 desaparecido nos Alpes Franceses

Policiais franceses observam o resgate de um sobrevivente da avalanche de neve que atingiu os Alpes Franceses nesta terça-feira (15/09) – Foto: AP

Policiais franceses observam o resgate de um sobrevivente da avalanche de neve que atingiu os Alpes Franceses nesta terça-feira (15/09) – Foto: AP

Uma avalanche de neve próximo a cidade de Pelvoux, nos Alpes Franceses, causou a morte de pelo menos sete pessoas na manhã desta terça-feira (15/09). Autoridades afirmam que uma pessoa ficou ferida e outra está desparecida.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, citando como fontes autoridades locais, as vítimas são estrangeiras, mas as nacionalidades delas ainda não foram divulgadas.

A Prefeitura de Hautes Alpes rapidamente enviou equipes de resgate para a região, mas ao chegarem ao local, os membros da equipe constatarem que sete alpinistas haviam morrido. Um deles, no entanto, foi resgatado com vida e foi levado às pressas a um hospital.

O alpinista que foi resgatado com vida disse que um colega ainda estava no local, provavelmente soterrado pela montanha de neve. As buscas iniciaram rapidamente, mas até o momento a vítima não foi localizada.

Informações preliminares revelam que o deslizamento/avalanche de neve começou em uma região conhecida como ‘Cúpula de Neve dos Écrins’, que é uma cadeia rochosa, e que possui entre 3.900 e 4.000 metros de altitude.

A região é muito frequentada por alpinistas amadores, principalmente pelo fato do acesso ser fácil. No local existem guias e vigias.

Segundo informações do Jornal ‘Le Monde’, o alpinista ferido sofreu fratura do fêmur, e ele encontra-se internado em um hospital da região.

Uma equipe especializada formada por dois médicos foi acionada, e rapidamente foi enviada para a região. Dois helicópteros, dois cães farejadores e 12 policiais foram mobilizados e participaram da operação de busca e salvamento.

O prefeito de Hautes Alpes, Pierre Besnard, também foi a região acompanhar os trabalhos de resgate. Até o momento o alpinista que está desaparecido ainda não foi localizado.

Com informações da Agência France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo