Brasília recebe disputa mais acirrada pelo topo do ranking, com Brazil Run Series/Circuito Caixa

Corrida deste domingo (13) no Distrito Federal também promove campanha de ação social, com doação de tênis para o Centro de Atletismo de Sobradinho.

Wellington Bezerra – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Wellington Bezerra – Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo (SP) – A oitava etapa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA levará ao Distrito Federal uma das disputas mais acirradas da temporada na elite masculina, neste domingo (13). Apenas quatro pontos separam Wellington Bezerra e Sivaldo Viana, respectivamente líder e vice-líder do ranking brasileiro de corrida de rua, que voltam a se enfrentar em Brasília. Marizete Moreira e Rosiane Xavier, destaques braslienses, prometem dificultar a vida das primeiras colocadas do ranking feminino. A prova terá largada às 8 horas no Eixo Rodoviário Sul, altura da quadra 106, e percursos de 5 km e 10 km.

Além de Wellington e Sivaldo, o pelotão de elite masculino contará também com o terceiro e o quarto colocados do ranking, Fábio Ramos do Santos e Eliezer de Jesus Santos. Melhor brasileiro na etapa de Goiânia do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, o goiano Ronald Moraes está de volta à competição e pode surpreender os adversários. Já o pelotão estrangeiro levará para a disputa os quenianos Paul Kimutai e Paul Korir.

Marizete Moreira – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Marizete Moreira – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Mulheres de Brasília – Na elite feminina, Conceição Oliveira chega a Brasília confortável na liderança, com 37 pontos à frente da vice-líder Maria Regina Seguins, também confirmada na disputa, ao lado de Maria José Alves, terceira do ranking nacional. O destaque ficará por conta da baiana e brasiliense “por adoção”, Marizete Moreira, de volta ao Brazil Run Series/Circuito CAIXA após um intervalo de dois anos.

Tetracampeã da Meia Maratona de Brasília e bicampeã da Maratona Internacional de São Paulo, Marizete terá a companhia da brasiliense Rosiane Xavier, campeã da etapa em 2008 e vice no ano passado. Fechando o pelotão feminino, estão as quenianas Maurine Jelagat e Delvine Meringor.

Desafio no Cerrado – Conhecida pelo clima mais seco, típico do cerrado, Brasília exige um cuidado maior dos participantes do Brazil Run Series/Circuito CAIXA. A hidratação é fundamental para quem quer superar seus próprios recordes. Diretor e treinador da assessoria esportiva Next, que terá representantes na prova, Thiago Cardoso dá algumas dicas para que a baixa umidade não se torne um adversário a mais.

“É importante que o atleta se hidrate bem no dia anterior para evitar a perda de sais minerais. E no dia da prova, nos postos de hidratação, vale pegar sempre dois copos de água, um para molhar o corpo e outro para beber “, explica o treinador. Para evitar o ressecamento do corpo, Thiago também recomenda o uso de soro fisiológico no nariz, colírio lubrificante nos olhos e hidratante corporal. Um bom aquecimento antes da largada é outro passo para fazer uma boa prova.

Herói do Atletismo em Brasília – O medalhista olímpico Edson Luciano é o padrinho do Brazil Run Series/Circuito CAIXA no Distrito Federal. Medalha de prata nos Jogos de Sydney/2000 e de bronze nos Jogos de Atlanta/1996 com a equipe do revezamento 4×100 m, Edson tem uma agenda cheia em Brasília. Nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, duas palestras foram programadas com crianças do Centro Educacional 123 (QR 123, Conjunto 8, Área Especial 1, Av. Vila Olímpica – Samambaia Sul). No domingo (13), dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores.

Sivaldo Viana – Foto: Fernanda Paradizo/adorofoto

Sivaldo Viana – Foto: Fernanda Paradizo/adorofoto

Pegada do Bem – Muito além de levar milhares de atletas para correr e ajudar os fundistas da elite na busca pelos primeiros postos do ranking nacional, o Brazil Run Series/Circuito CAIXA quer deixar um legado social nas cidades por onde passa. Com esse objetivo, criou a campanha Pegada do Bem, que incentivando a inclusão por meio da prática de esportes, arrecadando tênis para jovens carentes. Em Brasília, os novos talentos do Centro de Atletismo de Sobradinho, o CASO, serão beneficiados.

A equipe promove a inclusão social, com ênfase na descoberta de talentos. Comandada por João Sena, conquistou 29 medalhas em competições nacionais em 2014, já somou outras dez este ano e prepara o marchador Caio Sena, dono do melhor resultado brasileiro em mundiais de atletismo, para os Jogos de 2016. Os tênis para o CASO poderão ser doados durante a retirada dos kits de participação, na loja Centauro do Pátio Brasil Shopping, nesta sexta-feira (11), das 10 às 20 horas, e no sábado (12), das 10 às 17 horas. No domingo (13), dia da etapa brasiliense do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, os calçados deverão ser entregues no Espaço Pegada do Bem, montado na arena da prova, no Eixo Rodoviário Sul, altura da quadra 106.

Atletas do CASO – Foto: Rodrigo Oliveira

Atletas do CASO – Foto: Rodrigo Oliveira

Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA – Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve sete etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8) e Porto Alegre (30/8). Na sequência, vai a Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

O Brazil Run Series/Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Brasília, conta ainda com o apoio da Água Mineral Indaiá e Citrus, além da supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Distrito Federal.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br

Twitter: @CircuitoCaixa

Facebook: circuitocaixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo