Mato Grosso do Sul terá programa de proteção a nascentes do Senar

O programa idealizado pela CNA e Senar tem meta de proteger mil nascentes no primeiro ano de funcionamento.

Nascente no município de Bonito (MS) – Foto: Savagra Turismo

Nascente no município de Bonito (MS) – Foto: Savagra Turismo

Formar uma grande rede de proteção às nascentes e reforçar a conscientização dos produtores rurais em relação à preservação dos mananciais. Este é o objetivo do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural com o Programa Nacional de Proteção de Nascentes. A iniciativa está sendo desenvolvida em 27 estados brasileiros e está mobilizando os sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul.

Lançado pela CNA – Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil em março deste ano, o programa tem como objetivo proteger nascentes localizadas em áreas rurais de todo território nacional. A meta para 2015 é localizar, cadastrar e preservar mil nascedouros, muitas vezes ‘escondidos’ na vegetação das propriedades. As ações foram padronizadas em cinco passos que necessitam ser atendidos pelos produtores participantes: identificar, cercar e limpar a nascente, controlar a erosão e replantar espécies nativas.

Como forma de incentivar as regionais do Senar e os sindicatos rurais a participarem da campanha foi lançado junto com o Programa de Proteção de Nascentes um concurso que premiará as melhores iniciativas de proteção das nascentes. O reconhecimento é destinado à administração regional do Senar que contabilizar o maior número de nascentes protegidas e os sindicatos de produtores rurais que apresentarem soluções com maior benefício para região na qual estão localizados.

Segundo o médico veterinário do Senar/MS, Pedro Bigaton, responsável pelo programa, a participação dos sindicatos será fundamental para a adesão aos produtores. “A equipe dos técnicos de campo que atua na assistência técnica está sensibilizando os produtores para adesão ao projeto”, declara.

Bigaton reforça que os produtores interessados em participar devem procurar o Senar/MS ou o sindicato rural de sua região. “A edição de 2015 do programa tem prazo para receber cadastramentos até outubro, por isso, estamos trabalhando para que o maior número possível de produtores conheça a iniciativa”, acrescenta.

Parcerias – Um dos primeiros a aderir ao Programa Nacional de Proteção de Nascentes foi o Sindicato Rural de Bonito. O presidente, Marcelo Bertoni, destaca que os produtores da região já têm tradição no plano de preservação com os mananciais. “A preservação aqui em Bonito foi repassada de pai para filho, mas sempre é bom reforçar a necessidade de proteger nossas nascentes. Acredito que em razão da crise hídrica mundial, em pouco tempo nos tornaremos produtores de água”, avalia.

O Sindicato Rural de Camapuã começou esta semana um plano de ação nas escolas da rede pública e particular de educação e promoverá um concurso de desenhos e fotografias, além de adotar um dos cursos d’água mais conhecidos no município, o Rio Garimpinho. Na avaliação do presidente do sindicato rural, Saturnino Silvério Pereira, o programa chegou para prevenir a população sobre os cuidados que devem ser tomados com as nascentes. “Desde que eu era criança meu pai dizia para preservamos a natureza, os rios e o solo. No entanto, o que assistimos hoje é o resultado de descuido, então nós do sindicato queremos iniciar a conscientização pelas crianças e adolescentes”, argumenta.

Serviço – Os produtores interessados em participar do Programa Nacional de Proteção de Nascentes devem ligar no Senar/MS pelo telefone (67) 3320-6969. Mais detalhes podem ser obtidos no site http://protecaonascentes.strikingly.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo