Demanda aquecida torna seringueira uma opção de renda ao produtor rural

O curso Implantação e Manejo de Seringais e Sangria de Seringueiras são oferecidos pelo Senar/MS em Aparecida do Taboado.

Seringueira – Foto: Divulgação

Seringueira – Foto: Divulgação

A borracha in natura é considerada um produto estratégico para a economia devido à crescente demanda mundial e à diversidade da aplicação na indústria. O segmento voltado à produção de pneus, por exemplo, consome 75% da produção mundial de borracha natural. Desse modo, a seringueira, cultura produtora da borracha in natura, é excelente alternativa de produção e renda para o produtor rural. Pelo elevado grau de importância econômica da heveicultura, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece capacitação em Sangria de Seringueiras em Aparecida do Taboado, entre os dias 17 e 19 de agosto, no Sindicato Rural do município.

A borracha é essencial para a fabricação de produtos utilizados na indústria pneumática e automotora, além de pisos industriais, luvas e materiais cirúrgicos. O instrutor do Senar/MS e técnico em heveicultura, Ramiro Juliano da Silva, explica que o curso tem como objetivo ensinar técnicas apropriadas de extração de látex da seringueira para sua comercialização na forma sólida. “São ensinadas abertura e preparo do painel para a sangria, equipagem, sistemas e frequência de sangria, coleta e armazenamento do látex e prensagem”, salienta.

O Senar/MS oferece três capacitações especializadas em heveicultura: Produção de Mudas de Seringueira, Implantação e Manejo de Seringais e Sangria de Seringueiras. A orientação começa desde a preparação das mudas até extração e apoio na venda do produto. “No curso de Produção de Mudas de Seringueira, ensinamos a coleta das sementes e o enxerto do material botânico com melhoramento genético. Assim, teremos mudas mais produtivas e resistentes a pragas e doenças”, detalha o instrutor do Senar/MS. Enxerto é a operação que se caracteriza pela inserção de uma gema, broto ou ramo de um vegetal em outro vegetal, para que se desenvolva como na planta que o originou.

O curso de Implantação e Manejo de Seringais também é oferecido pelo Senar/MS em setembro, entre os dias 14 e 16, no Sindicato Rural de Aparecida do Taboado. Nele ensinam-se as técnicas corretas para o plantio e cultivo de seringueiras, como seleção de mudas, seleção e preparo da área para a implantação, espaçamento e adubação. O tempo médio para a produção das mudas é de 18 meses e para que a árvore esteja pronta para a extração é de 7 anos.

Temperatura e umidade relativa do ar são os elementos do clima que mais exercem influência no desenvolvimento da planta. Segundo o instrutor, as condições edafoclimáticas de Mato Grosso do Sul são favoráveis à cultura de seringueiras. Apesar de ser uma árvore de origem amazônica, o clima quente e a umidade excessiva são prejudiciais à planta, pois favorece a incidência de fungos. Uma das grandes vantagens do cultivo é sua exploração econômica durante o longo ciclo de vida da planta que pode durar até 40 anos. Além disso, a borracha não é um produto perecível, ou seja, pode ser estocada por vários meses. “O produtor também não precisa se preocupar muito com a comercialização. A usina compra a borracha na propriedade”, explica.

Segundo o instrutor, o preço da borracha in natura pago ao produtor é entre R$ 2,20 e R$ 2,50, que corresponde a 30% do preço que a usina paga à indústria. O Senar oferece 34 qualificações em Mato Grosso do Sul entre os dias 13 e 19 de agosto, com 705 produtores inscritos. Para mais informações, acesse o site www.senarms.org.br ou entre em contato pelo (67) 3320-9700.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo