Escritor Rubenio Marcelo será empossado Membro Correspondente da Academia Mato-Grossense de Letras

Em sessão acadêmica histórica em Cuiabá, Rubenio Marcelo será empossado Membro Correspondente da Academia Mato-Grossense de Letras.

Escritor e poeta Rubênio Marcelo – Foto: Divulgação

Escritor e poeta Rubênio Marcelo – Foto: Divulgação

Indicado recentemente e eleito por unanimidade, o escritor Rubenio Marcelo, membro e secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, será empossado como Membro Correspondente da Academia Mato-Grossense de Letras, em solenidade que acontecerá quinta-feira (10/09), em Cuiabá, na Casa Barão de Melgaço, sede da AML.

A significativa Posse marcará na história a primeira Sessão Conjunta entre as duas coirmãs Academias de Letras estaduais: a Academia Mato-Grossense de Letras (AML), que possui 94 anos de existência, e a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), que completa em outubro 44 anos de fundação.

Comitiva Cultural de MS prestigia a solenidade – Além do acadêmico Rubenio Marcelo, que tomará posse em Cuiabá, também estarão presentes nesta sessão histórica, representando a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, os seguintes acadêmicos: Reginaldo Araújo, Valmir Batista Corrêa, Henrique de Medeiros, Elizabeth Fonseca, além de Ileides Muller e Samuel Medeiros (acadêmicos eleitos e ainda não empossados na ASL). Do Instituto Histórico e Geográfico de MS a historiadora Lucia Salsa Corrêa, além de Valmir Corrêa. Também na Comitiva o Secretário de Cultura, Empreendedorismo e Inovação de MS, Athayde Nery.

A inédita Sessão Acadêmica Conjunta (AML-ASL) em Cuiabá, que também empossará a nova Diretoria da Academia Mato-Grossense de Letras, coroará a aproximação e o fecundo intercâmbio cultural das duas maiores instituições literárias estaduais, bem como celebrará valores dos dois Estados.

O novo membro correspondente da AML – Rubenio Marcelo é membro efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), da qual é o atual secretário-geral. Autor de dez livros publicados e dois CDs, destacam-se em sua produção literária as obras poéticas ‘Estigmas do Tempo’, ‘Reticências’, ‘Graal das Metáforas’, ‘Horizontes d’Versos’, ‘Voo de Polens’ e a mais recente: ‘Veleiros da Essência’. Também revisor e palestrante, participou, como convidado, da Bienal Internacional da Poesia, que aconteceu em Brasília com presenças de nomes expressivos da poesia brasileira e do exterior, e recentemente da Feira Literária de Bonito. Sua obra e biografia constam num capítulo do livro “Vozes da Literatura”, lançado em 2014 pela FCMS.

A ASL – com 40 Cadeiras vitalícias, sediada em Campo Grande, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, fundada em 30 de outubro de 1971, mantém ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura.

A AML – com 40 Cadeiras vitalícias, a Academia Mato-Grossense de Letras, que possui sede em Cuiabá, foi criada em 1921 por um grupo de intelectuais, dentre os quais D. Aquino Correa e José de Mesquita.

Ao longo da história, alguns intelectuais pertenceram às duas irmanadas Academias (ASL e AML), como Lécio Gomes de Souza, Antônio Lopes Lins, Rubens de Castro, Helio Serejo, Ulisses Serra, Demósthenes Martins, Lenine Póvoas, Hugo Pereira do Vale – estes saudosos; e os atuais acadêmicos F. Leal de Queiroz e José Couto Vieira Pontes (eleitos na época do Mato Grosso uno).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo