Para melhorar segurança do trabalhador rural, Senar/MS realiza curso de primeiros socorros

A capacitação contribui para o cumprimento das legislações de segurança e acidentes – Foto: Divulgação

A capacitação contribui para o cumprimento das legislações de segurança e acidentes – Foto: Divulgação

A prática dos primeiros socorros pode salvar vidas. Procedimentos simples minimizam a gravidade da situação e, muitas vezes, são decisivos para a recuperação e a sobrevivência da vítima. Em situações de emergência, é importante que se mantenha a calma e esteja ciente que a prestação de primeiros socorros não substitui o atendimento médico.  Com a finalidade de ampliar e melhorar a segurança do trabalhador rural, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul oferece capacitação em Noções em Primeiros Socorros em Porto Murtinho durante quatro dias: 08 e 09 de setembro, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetagri; 10 de setembro, na Fazenda Santa Maria; e 11 de setembro, na Fazenda Indiana.

Os cuidados prestados no local de um acidente têm o propósito de manter as funções vitais e evitar o agravamento do estado físico até chegada de assistência qualificada. Segundo o instrutor do Senar/MS que realizará o curso em Porto Murtinho, Fernando Pirolo, o objetivo é preparar o trabalhador rural para executar procedimentos de socorro emergencial em caso de acidentes. “As empresas do setor agropecuário têm que obedecer a legislações de segurança e isso inclui primeiros socorros. Além de atender os produtores rurais, nós disponibilizamos esse curso para que as empresas também possam capacitar seus trabalhadores”, explica.

O curso foi elaborado em fevereiro pelos engenheiros de segurança do trabalho e também instrutores do Senar/MS, Alberto Ribeiro de Almeida e Miguel Catharini Neto. “Aqui em Mato Grosso do Sul, muitas propriedades rurais ficam distantes das cidades. O trabalhador precisa ter noção de como checar o pulso e a respiração, fazer massagem cardíaca, estancar hemorragia, como agir em caso de ataque de animal peçonhento ou contato com algum produto tóxico. São orientações básicas para manter a pessoa com chances de chegar viva ao hospital”, esclarece Alberto Ribeiro.

Além do curso de Noções em Primeiros Socorros, foram incluídas no catálogo do Senar/MS outras três capacitações em favor da segurança do trabalhador rural: NR 35 – Capacitação para Trabalho em Altura, CIPATR – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural; Atualização em NR 31 para Trabalhadores com Agrotóxicos.

Segundo o instrutor do Senar/MS, Alberto Ribeiro, é um pacote de cursos para atender o produtor e o trabalhador rural nas questões de segurança e saúde. “Todos possuem alguns ensinamentos de primeiros socorros, de acordo com o foco de trabalho. Esse curso, no entanto, reúne todos os procedimentos, abrangendo diversos tipos de acidentes que podem ocorrer”, detalha. O curso atende, além de produtores e trabalhadores na pecuária e na agricultura, usinas e empresas florestais.

Os acidentes mais frequentes de acordo com dados do Ministério do Trabalho são por trabalho em altura e em espaços confinados. O instrutor Alberto Ribeiro ressalta a importância da prevenção e do conhecimento sobre causas de acidentes. “Em espaços confinados, por exemplo, podem ter gases tóxicos, asfixiantes e até inflamáveis, criando risco de explosão. O trabalhador precisa entender o que são esses gases e as regras a serem seguidas”, evidencia o instrutor do Senar/MS. São ensinados detalhes para entender a importância de se trabalhar com segurança, de que forma os acidentes podem ocorrer e onde se encaixam os primeiros socorros.

O Senar oferece 29 qualificações em Mato Grosso do Sul entre 06 e 12 de setembro, com 593 produtores inscritos. Para mais informações, acesse o site www.senarms.org.br ou entre em contato pelo (67) 3320-9700.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo